PENSE

REFLEXÕES NO SALMO 33

• Estas reflexões são também uma simples exposição deste salmo a fim de ajudar você a usar e aplicar a palavra de Deus em sua vida de forma real e eficaz.
• Há 18 perguntas que você deve fazer a você mesmo e responde a Deus com base nos versos.
• Procure louvar a Deus com a alegria quando sua resposta for positiva. E procure louvar a Deus com o arrependimento e confissão quando a resposta for negativa.
• Há também um trecho de reflexão mais profunda sobre adoração para que você possa adorar e se encantar com Deus.
• Eu o aconselho depois da leitura do comentário, voltar aqui em cima e reler a exposição.
• Deus lhe toque!

I. DEUS QUER QUE O LOUVEMOS
1. Com alegria
Eu tenho cantado ao Senhor com alegria? (v.1)
2. Com dedicação nos instrumentos
Eu tenho oferecido música habilmente com instrumentos que sei tocar? (v.2)
3. Com uma nova canção
Eu tenho cantado uma nova canção ao aclamá-lo? (v.3)

II. ELE É DIGNO DO NOSSO LOUVOR
1. Por que Ele é verdadeiro
Eu tenho crido que a Palavra do Senhor é totalmente verdadeira? (v.4)
2. Por que Ele é fiel
Eu tenho crido que Deus é fiel em tudo (v.4b)
3. Por que Ele é justo
Eu tenho amado o que é justo? (v.5)
4. Por que Ele é bom
Eu tenho percebido a bondade do Senhor em toda a terra? (v.5b)
5. Por que Ele é poderoso
Eu creio realmente que a Palavra de Deus tem poder para criar? (v.6)
6. Por que Ele é perfeito
Eu creio que a Palavra de Deus tem poder para organizar as coisas? (v.7)
7. Todos os atributos que Deus possui deve me levar a temê-lo e adorá-lo.
Eu tenho tido temor do Senhor diante do seu poder? (v.8,9)

III. ELE É TANTO SOBERANO COMO GRACIOSO
1. Deus é capaz de frustrar meus plano e sonhos para cumprir os Dele.
Eu creio que os propósitos de Deus prevalecerá acima dos meus? (v.10,11)
2. Deus é quem me escolheu para pertencer a Ele.
Eu creio realmente que fui escolhido para pertencer ao povo do Senhor (v.12)
3. Eu não posso fugir da presença de Deus.
Eu creio que nada foge dos olhos do Senhor? (v.13,14)
4. Deus me conhece intimamente.
Eu creio que Deus conhece o íntimo do meu coração? (v.15)

IV. ELE É MEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR
1. Por tudo isso, não posso crer noutras coisas para me sentir seguro.
Eu creio em outras coisas além de Deus para me sentir seguro e salvo? (v.16,17)
2. Por tudo isso nos momento difíceis, tenho que crer que Deus me protegerá por que me ama e não pro que mereço.
Eu tenho crido somente na proteção do Senhor com base em Seu amor para os tempos difíceis? (v.18,19)
3. Por tudo isso não posso ter esperança em outras coisas além do Senhor.
Tenho colocado minha esperança somente no Senhor ou em outras coisas? (v.20)
4. Deus e somente Deus deve ser a verdadeira razão da minha alegria.
A fonte da minha alegria tem sido o Senhor ou tenho buscado encontrá-la noutra fonte? (v.21)
5. O amor que Deus tem por mim, é a razão fundamental para que eu confie Nele.
A minha esperança em Deus é baseada no seu amor por nós somente ou nos meus méritos? (v.22)

COMENTÁRIO
Muitos acham que Deus é egoísta e vaidoso por exigir adoração. Porém ao nos mandar que O louvemos, Ele sempre nos dá razões para isso.
A coisa mais correta que Deus poderia fazer é exigir que o adoremos. Ele estaria pecando se não fizesse isso. Como assim?
Você deve adorar, se encantar, apreciar aquilo que existe de mais precioso. Tanto pela dignidade do que é adorado, como para o seu prazer na adoração. Adorar um objeto que não é encantador é uma contradição e loucura, ou até tortura. Além de não produzir nenhuma satisfação para aquele que adora, e sim insatisfação.
Para muitos adorar a Deus beira uma tortura. Isso por que não enxergam o ser encantador que só Ele é. Adoração obrigada é uma contradição. Adoração é rendição espontânea e necessária diante do encantador. Adorar sem se encantar é uma tortura.
É isso que o diabo loucamente deseja. Que as pessoas o adorem não sendo ele perfeitamente encantador e deleitoso para ser adorado. Por isso só Deus deve ser adorado. Ele é o ser mais digno, belo, virtuoso, maravilhoso, perfeito do universo. E pela mesma razão, só Ele é aquilo que causa em nós a maior satisfação que nossa alma poderia experimentar.
Infelizmente, o pecado não só desfigurou a imagem de Deus em nós, como também defocou a imagem de Deus para nós. Ele nos colocou um tipo de catarata espiritual. Deus é visto ainda muito embaçado por nossos olhos. A imagem que temos Dele ainda não chega nem perto de ser tão bela e atraente quanto de fato é. Isso é uma limitação que precisa ser vencida progressivamente.
A conseqüência natural disso é que muitas outras coisas parecem tão atraentes para nossa alma quanto Deus vivendo constantemente competindo nossa admiração com Ele. Não que as coisas sejam tão bela quanto Ele, mas sim que a Glória de Deus é empalidecida à nós tornando-se como as coisas da criação.
Isso esclarece muita coisa na sua vida e indica também o caminho de cura. Paulo diz em 2Co.3.10 “Pois o que outrora foi glorioso, agora não tem glória, em comparação com a glória insuperável”. O evangelho é o colírio para os nossos olhos. Ele limpa a nossa visão de Deus tornando-o aos nossos olhos maravilhoso tal como Ele é. Diante da visão de Deus proporcionada pelo evangelho de Cristo, todas as outras coisas empalidecem diante da glória de Deus. Ao olhar a glória e os prazeres deste mundo, sua alma dirá – É. Até que é legal, gostosinho e bonitinho. Mas não é só isso que eu quero. Eu já provei algo muito melhor e não o troco por nada.

Adsens