PENSE

LIÇÕES COM O PROFETA JONAS - A Graça e a Evangelização

          Jonas recebeu o chamado para a salvação. Se ele era um profeta é por que foi salvo por Deus. Mas ao receber o chamado para salvar a outros, ele recuou. Por que?
Poderíamos explicar aqui que Jonas resistiu cumprir seu chamado porque odiava os Ninivitas pelos sofrimentos que os Assírios trouxeram ao seu povo.
          Poderíamos dizer que era em função do egoísmo de pensar somente em a própria pele. Mas a questão é por debaixo desta indisposição de não querer pregar o evangelho aos seus inimigos, está a incompreensão de Jonas de que ele mesmo foi salvo por pura graça de Deus.
          Se ele achava que era apto para ser salvo e os Ninivitas não devido a crueldade, é por que Jonas entendia que sua boa conduta foi a razão para Deus salvá-lo e má conduta dos Nininitas os desqualificava para serem salvos, de forma que eles mereciam mesmo era a perdição.
          Jonas era um profeta que não cria na graça embora houvesse sido salvo por meio dela. O resultado disso era que ele mesmo tendo um chamado profético, não tinha a chama do avivamento ardendo em seu coração para levá-lo a ganhar almas. Por isso o desânimo, a indisposição, a desobediência.

          Você recebeu o chamado da salvação? És um profeta de Deus nesta geração? Por que então você foge da sua missão de ganhar almas? Porque isso não é sua prioridade na vida? Por que o desânimo e a desobediência? Por que você escolhe aqueles que podem ser salvos e aqueles que não podem? Digo: Porque embora você tenha sido chamado para a salvação e enviado para salvar, você ainda não acredita na graça. Você crer que foi salva da mesma forma que Jonas cria: por sua boa conduta, caráter, prestígio, valor. Para você sua salvação não foi uma dádiva milagrosa de Deus, mas um pagamento pelo seu bom comportamento. Por isso duas coisas acontecem com você: 1º. Você escolhe quem serve para ser salvo e quem não serve. Assim você compara essas pessoas com a sua vida e sobra muito pouca gente que você esperaria salvar. 2º. Seu coração está vazio do poder da gratidão, pois se a salvação de Deus para você veio por causa de suas atitudes, não há sentimento gratidão pelo presente e sim sentimento de justiça cumprida.

          Se qualquer mérito seu for acrescentado a sua salvação, todo poder da gratidão será roubado. Sem o poder gratidão sua vida como profeta ganhador de almas será um fiasco. Você sempre precisará de alguém ou alguma coisa para motivá-lo a ganhar almas. Mas esta motivação não dura muito. Por quê?

          Como são os meios geralmente usados para nos motivar a ganhar almas? Interesse e medo. Interesse pelos benefícios e medo pela conseqüência da negligencia. Assim quando obtemos sucesso nos sentimos orgulhoso. Quando fracassamos nos sentimos arruinados. Assim nossa motivação passa a ser orgulho e apreensão. Aqui está a causa do nosso fracasso em ganhar almas. Apresentamos ao incrédulo uma mensagem não pensando ou no benefício ou na perda. Ele logo percebe isso. Não há paixão em anunciar o evangelho, por que não estamos apaixonados por ele.

          Este era o problema de Jonas e este é o nosso problema. O amor que Jonas sentia por Deus não era forte o suficiente para levá-lo a superar o ódio do Ninivitas. Sua gratidão era fraca demais para vencer a indisposição, para priorizar o desejo e a glória de Deus ao invés das suas.
          Jonas estava disposto a gastar dinheiro para fugir de cumprir seu chamado. Ele gastou tempo em seguir o sentido contrário. Ele lutou contra a própria consciência vendo pessoas morrer em sua volta enquanto ele dormia. Mas não estava disposto a gastar seu tempo, dinheiro e palavras para salvá-los.

          Que o Espírito de Deus nos desperte para acordarmos do sono da indolência. Isso Ele fará nos fazendo olhar para o nosso melhor Jonas. Aquele que enfrentou a tempestade exatamente para nos livrar dela. Para salvar nossa vida. Aquele que esteve três dias e três noites no ventre da terra por nossa causa. Mas de lá surgiu para nos resgatar.

Adsens