PENSE

PELA CAUSA DE CRISTO VALE A PENA SOFRER

ILUDIRAM VOCÊ...


Quando disseram que seguindo a Cristo você se livraria de todo e qualquer sofrimento. Na verdade o chamado de Cristo para sermos seus discípulos é um chamado para sofrer por ele. (2Tm.3.12).

O sofrimento por Cristo no discipulado não é uma opção, mas uma condição. Explico porque e como.

Por Cristo, não só vale a pena sofrer, mas é recompensador sofrer. Você só sofre voluntariamente por aquilo que muito valoriza. E por que valoriza muito, tem prazer em sofrer. A glória de Cristo é honrada quando por ele escolhemos sofrer. É o maior testemunho do valor de Cristo para o mundo.

Mas quando dizemos “não vale a pena”, estamos na verdade anunciando ao mundo: “Cristo e sua causa não é tão preciosos assim. Seu bem está é mais importante e valioso”.

Marcos 8:38  Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.

Penso nos homens suicidas do oriente médio que não só são capazes de voluntariamente se oferecerem pra morrer por sua causa, como sentem a maior realização quando são escolhidos. E por quê? Por que valorizam sua causa mais que a própria vida.

Pergunto. Será que a causa deles é mais valiosa que a nossa? Será que morrer por Alá é mais precioso que morrer por Cristo? Terá Cristo e sua causa menor importância do que a causa deles? Pra nós sim. Pra nós, Cristo não é apenas menos importante que a causa muçulmana, mas é menos importante que todas as nossas causas pessoais que nos trás tanto bem estar.

Mas como disse, iludiram você e não te mostraram Lucas 14.26

“Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”

Como disse também, o sofrimento por Cristo no discipulado não é uma opção, mas uma condição.

É inevitável o sofrimento quando temos que “amar menos” estas coisas que nos fazem tão bem como pais, filhos, irmãos e as coisas boas da vida. Mas este sofrimento é recompensado pelo valor suprema do objeto mais amado que é Cristo. Por isso de forma surpreendente, neste sofrimento encontramos uma alegria que não pode ser experimentada de nenhuma outra forma.

Isso pode soar masoquismo. Mas não me importa. Alegria no sofrer é uma realidade bíblica para o discípulo de Cristo. Todos os textos a seguir falam do ALEGRAR-SE NO SOFRER.

1 Pedro 4:13  “pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.”

1Pe.1.6  “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações,”

Mt.5.11  “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 12  Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.”

Lc.6.22  “Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem.”

At.5.41 “E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.”

2Co.12.9  “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10  Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”

2 Coríntios 4:10  “levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.”

Colossenses 1:24  “Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja”

Se este alegrar-se encontra-se neste sofrer, privar-se deste tipo de sofrimento, é privar-se a prometida alegria incomum. Por isso...

...ESTÃO ENGANANDO VOCÊ...

Quando pastores e líderes tentam a todo custo fazer você se sentir bem por ser cristão.

Sentir-se bem e está bem são duas coisas totalmente diferentes. Muitas pessoas que estão pra morrer por uma enfermidade em dor excruciante, relatam sentir-se bem e sem dor pouco antes de morrer.

Pastores divorciaram das Escrituras para terem um caso sério com a psicologia. Deste relacionamento nasceu um filho chamado: sentir-se bem. E educados pela moderna psicologia acham incompatíveis a tristeza e a alegria na vida cristã. Por isso fazem de tudo para fazê-lo sentir-se bem.

Como pastores e líderes não devemos trabalhar para fazer as pessoas se sentirem mal. Mas entenda. Sem a dor você morreria! A dor é um mecanismo de Deus para alertar que algo de errado está contigo. Dor em extremo, também pode matar, mas não devemos nos preocupar com isso quando é Deus quem está trazendo a dor.

E aqui está uma questão importante. Não é qualquer tipo de dor e sofrimento que nos trás vida. Somente o sofrimento por Cristo e sua causa trás vida. Paulo diz que a tristeza segundo o mundo leva a morte, mas a tristeza segundo Deus leva ao arrependimento para a salvação (2Co.7.10). Assim, você pode está dizendo agora: “Mas eu estou sofrendo bastante nesses dias”. Mas se o seu sofrimento tem sido por você mesmo e seus interesses, eles não servem de nada. Este tipo de sofrimento não possui valor espiritual. Os sofrimentos que honram a Deus e tem valor espiritual, são aqueles resultantes por Cristo e sua causa. Boa parte deste sofrer, inclui o arrependimento dos nossos pecados. O quebrantamento por nossa condição espiritual. A contrição do nosso espírito. Isso nos salvará!

Por isso repito: Estão enganando você quando líderes religiosos tentam a todo custo te livrar daquilo que pode leva-lo ao arrependimento e a alegria não natural. Mas você também está se enganando. Eles falam o que você quer ouvir, pra você se sentir bem consigo mesmo, ainda que continue mal com Deus.

A motivação da maioria desses líderes vem de uma matemática simples: “Me faça sentir-se bem que eu te sigo.” Assim, é unida a fome com a vontade de comer. Você tem paparicações psicológicas e eles têm muitos seguidores. Você tem coceira nos ouvidos e eles coçam para sempre tê-los atrás deles. Assim suas igrejas ficam sempre cheias e sua glória humana sempre inflada.

Eu pergunto: Será que era isso que acontecia com Cristo? Será que ele permitia que pessoas o seguissem por sentir-se bem? Leia Jo.6 e terás a resposta.

Mas muitos líderes honestos seguem o mesmo caminho por que pensam no bem estar dos liderados. Mas bem está não é o principal e sim o estar bem de fato. E ninguém estará bem se não está por causa da glória de Deus.

Estar bem é mais importante do que sentir-se bem. O problema é que sentir-se bem geralmente nos distrai com relação a nossa real situação. Não nos faz perceber nosso estado. Camufla nossa condição e nos priva de reagirmos para que nós e as coisas de fato estejamos bem.

De uma forma ou de outra, esses líderes estão falhando seriamente em não enxergar a mensagem clara da série de textos como estes que dei acima, onde o ensino é claro: SOFRER POR CRISTO VALA A PENA. E É NESTE SOFRER QUE ESTÁ A SUA ALEGRIA, FELICIDADE E SALVAÇÃO.

A Coisa fica séria aqui. Enxergar Cristo com valor supremo de forma a escolher sofrer por causa dele ao invés da alegria fora dele é uma realidade que só pode ser experimentada por outro tipo específico de pessoa. Um que foi recriado. Pois a primeira criação se assusta só de ouvir coisas como essas. Sente ameaça a medo.

Quando Jesus diz que não podem ser seus discípulos aqueles que não o amam mais que tudo, está ensinando na verdade que não o amam mais que tudo por que ainda pertencem a antiga criação. São descendentes do primeiro homem e ainda não do segundo. São da terra e não do céu. Foram gerados mas não foram regenerados (Jo.1.12-13).

O não amar a Cristo mais que tudo é consequência de não se sentirem amados por Ele mais do que por qualquer outra pessoa. Assim, se você conseguiu chegar até o fim deste artigo e sente fortemente no coração que deveria, mas não ama a Cristo a ponto de escolher voluntariamente está disposto a sofrer por Ele, exorto-o a confessar isso pra Deus começando a sofrer agora mesmo pelo seu estado espiritualmente miserável.

Miserável sim, pois o Rei da Glória, o Verbo divino, O Cristo santo, escolheu sofrer por você e eu! O supremamente precioso escolheu por amor morrer voluntariamente por aqueles que não valiam nada! Como, eu e você, miseráveis pecadores que somos, pensamos duas vezes se vale a pena ou não sofrer por Cristo e sua causa?

Assim eu repito. Comece agora a se entristecer com a sua miséria espiritual. Comece agora a sofrer tristeza por seu estado diante de Deus. Se isso acontecer, é por que uma obra espiritual de Deus está sendo operada em você agora mesmo. Deus está lhe dando um sentir que não pode ser experimentado na primeira criação. Se estiver sofrendo agora, não por que seu carro bateu, seu casamento está em ruínas, sua profissão está parada, mas por causa da sua condição espiritual diante do Cristo santo, então Cristo está sendo exaltado em seu sofrimento e tristeza. Nisso exulte de alegria!




Marcos 8:38  Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.

Adsens