PENSE

O PERIGO DOS DOIS GRANDES ABISMOS

(Ef.2.1-10)
1. Os 2 grandes abismos na verdade são apenas 1, pois seguem o mesmo destino.
2. Quando “aceitamos a Jesus” nós somos salvos tão somente pela graça de Deus.
3. Deus nos (re)cria para as boas obras em Cristo pelo Espírito.
4. Assim devemos fazer duas coisas:
a) Devemos confiar somente em Cristo como segurança para a nossa salvação
b) e vivermos em boas obras como resultado de nosso amor e gratidão.
5. Esta verdade é uma ponte muito fina, mas inquebrável, e que realmente nos fará chegar até o fim da salvação.
6. Temos que confiar só nesta ponte do Evangelho da graça p/ passarmos de uma vida do pecado p/ uma vida de salvação.
7. Porém nós sempre tendemos a desequilibrar nesta ponte.
8. Isso acontece, porque ao invés de olharmos para a frente (nossa salvação em Cristo) nos olhamos para os lados.
9. Assim pendemos para um dos lados. Ou o lado do abismo da auto justiça ou o abismo da presunção.
10. Vejamos então este primeiro
I. OS QUE PENDEM PARA O LADO DE AUTOJUSTIÇA.
1. Estes são aqueles que depois de serem salvos pela graça, passam a fazer de suas obras 1 meio ou 1 segurança p/ a salvação.
2. Se agarram no vácuo e acabam caindo para o abismo.
3. É muito difícil se equilibrar de novo depois que perdemos o equilíbrio.
4. A única forma é voltar olhar p/ frente, onde se encontra nossa salvação em Cristo.
5. Ora. Como podemos depois de salvos somente pela graça, passarmos a confiar em nossas obras como segurança para salvação ou meio de conquistá-la?
6. Confiamos nas boas obras no lugar de confiar em Cristo (Isto não é um ídolo?)
7. Como se vê, estamos caindo no abismo.
8. Existem porém aqueles que pendem para o outro lado, ao invés de firmarem-se na centralidade do Evangelho.
II. OS QUE PENDEM PARA O LADO DA PRESUNÇÃO
1. Estes outros pensam que p/ terem sido salvos só p/ graça, as boas obras nada servem ou não têm valor algum.
2. Então vivem uma vida praticamente infrutífera. Sem ânimo p/ Deus. Sem alegria.
3. Mas o evangelho diz: Fostes salvos p/ graça por meio da fé p/ praticar boas obras
4. Dizer que vivemos o evangelho mas não damos frutos, não vivemos o evangelho.
5. Nossa presunção é tão perigosa quanto nossa auto-justiça.
6. Presunção é na verdade a expressão da ingratidão ao invés da gratidão.
7. A presunção, como podemos vê, nos leva para o mesmo abismo.
8. Saber e conhecer cada vez + que fomos salvos só p/ graça, nos leva a uma vida de gratidão profunda e produtiva cheia de obras de amor a Deus.
9. Assim não podemos admitir que nossa vida cristã seja infrutífera.
10. Como a árvore que não dá fruto e será lançada fora, nós estamos destinado ao abismo, pois não damos frutos naturais de uma vida salva pela graça.
11. Se o ramo está na figueira dará frutos. Se não dá é por que não está.
12. Ligados á Cristo, faremos boas obras, se não as produzimos, não estamos Nele.
13. Então ou não somos salvos coisa nenhuma, ou somos tão ingratos que é difícil acreditar que realmente cremos no que Deus fez por nós.
14. Não podemos descentralizar do Evangelho. Se isso acontece, nos desequilibramos
15. O que devemos fazer então?
a) Crer que fomos salvos só pela graça.
b) Nunca confiar em nossas obras para segurança de salvação.
c) Naturalmente viver uma vida de gratidão que nos levará a boas obras.
III. POR QUE NÃO CONSEGUIMOS REALIZAR BOAS OBRAS? Por Q É Tão Difícil?
1. A razão é muito lógica e fundamental.
2. Se achamos, por um pouco que seja, que formos salvos por qualquer mérito nosso, não sentiremos gratidão real a Deus.
3. Sempre pensaremos: “Deus me salvou, mas eu me esforcei e me esforço ainda”
4. Nunca terei a poderosa gratidão a Deus. - Na verdade acho que fazemos 1 troca.
5. Ele me ajuda a me salvar e eu me salvo.
6. Poderei ter alguma gratidão a Deus, mas terei também gratidão a mim mesmo.
7. Este tipo de gratidão sonegada, nunca será poderosa p/ produzir boas obras.
8. Agora, se creio que Deus me salvou e perdoou “só” por que me amou, serei invadido por 1 gratidão infinita que explodirá em boas obras na minha vida.
9. Manifestarei gratidão de todas as formas, oportunidades e capacidades possíveis.
10. Qual a solução então tanto p/ o que pende à auto-justiça, como p/ a presunção?
IV. A ÚNICA SOLUÇÃO É O EVANGELHO DA GRAÇA DE CRISTO. (Ef.2.1-10)
O Evangelho da graça diz:
1. Estava morto em pecado e transgressões vivendo em desobediência. (v.1,2)
2. Deus rico em misericórdia e amor deu-nos vida c/ Cristo quando ainda estávamos mortos. (v.4)
3. Deus nos ressuscitou da morte espiritual e nos deu em sua presença a mesma posição de Cristo. (v.6)
4. Fomos então salvos pela graça por meio da fé. (v.8)
5. Isso não vem de nós. É dado por Deus para que ninguém se glorie. (v.9)
6. Fomos recriados em Cristo para realizarmos boas obras. (v.10)

• Então por causa do amor incondicional de Deus por mim, minha gratidão me impulsiona as boas obras.
• Não pude dar nada p/ ser salvo. Não posso dar nada p/ continuar salvo. Só posso agradecer com minhas obras.
• O que Cristo fez me salvou. Eu olho p/ o que Ele fez e sou constrangido as boas obras.
• Desta forma o evangelho nem me deixa crer em minhas obras para a salvação, nem me deixa sem realizá-las.
• Se você se encontra desequilibrado para um destes lados do abismo, você precisa olhar, crer e seguir o Evangelho!

Adsens