PENSE

JESUS NOS MANDA PRA ESCOLA

POR MARCIO GONÇALVES

Em Mt.9.13 Jesus diz o que deseja que aprendamos.
“Vão aprender o que significa isso:” E Ele diz: “Desejo misericórdia, não sacrifícios”.
Jesus está dizendo o que devemos aprender e o que ele deseja. Ele deseja misericórdia. Mas para Ele? Não. Fica claro que é para com o próximo. Em quem Jesus desejava ver misericórdia? Em nós. Entre nós. O contraste que ele faz ajuda-nos a entender o que ele está querendo que aprendamos. Qual é o contraste aqui entre misericórdia e sacrifício?
POR QUE JESUS NÃO DESEJA SACRIFÍCIO?
1.      1.  Sacrifício é o que você faz para Deus. Misericórdia é o que você tem para com os homens. Deus não precisa de sacrifícios e os homens precisam de misericórdia. Quando Cristo diz que deseja, não significa que ele espera encontrar em nós. Pelo menos não antes de sermos alcançados pela sua misericórdia.
2.       Tudo o que aqueles religiosos tinham como busca era fazer sacrifícios para Deus. E acreditavam que poderiam fazer isso desprezando a misericórdia aos homens. Jesus está dizendo: Veja quem são os verdadeiros necessitados aqui.
3.        Para que os religiosos buscavam sacrifícios? Para serem salvos e aceitos por Deus. Toda a idéia sacrificial objetivava isso. Então eles estavam tão preocupados em receber a aceitação de Deus por meio de seus sacrifícios que esqueciam e ignoravam os homens.
4.       É isso que a religiosidade faz. Ele rouba toda a nossa energia e atenção na tentativa desesperadora de obter salvação. Não sobra atenção, disposição nem motivação no coração para pensar no próximo. Eles deveriam se concentrar na misericórdia, mas estavam concentrados no sacrifício. E acreditavam que era isso que Deus esperava deles. O próprio Deus encarnado ali esta falando que não. A religiosidade é cada um por si e Deus por mim.
5.        Cristo diz que não desejava sacrifícios por que Ele mesmo iria se oferecer como sacrifício a Deus para salvação. Deus proveu a misericórdia através do sacrifício.
6.       Jesus está dizendo: Eu não quero que vocês morram se esforçando para alcançar minha aprovação através de sacrifícios, costumes e práticas religiosas. O que eu quero é que vocês me vejam e me recebam como um dom de misericórdia pra vocês e assim sejam igualmente misericordiosos com os outros como sou com vocês.
7.        Vocês não percebem como Deus é misericordioso com vocês? Achem que ele é justo? Vocês acertam e ele paga e abençoa? Vocês não enxergam como Ele tem sido tolerante com vocês? Como nada disso tá adiantando? Como Ele já deveria ter consumido vocês? Vocês não aprendem que são vocês que precisam de um sacrifício? Um realmente eficaz e perfeito? Um que Deus realmente receba como propiciação dos seus pecados?
Deixe o sacrifício comigo. O próprio Deus me chamou para isso.
POR QUE JESUS DESEJA MISERICÓRDIA?
1.        O que Jesus deseja encontrar em nós é misericórdia. Mas é claro que Ele não espera encontra isso em nós sem sua graça. Pois sem a Graça de Deus temos que fazer um enorme sacrifício para termos um pouco de misericórdia. Sem que recebamos a graça, não conseguimos ter misericórdia.
2.       Quando Cristo diz que não veio para os justos, mas para pecadores, não estava ensinando que existem estes dois tipos pessoas no mundo. O que ele esta ensinando claramente aqui é que há aqueles pecadores que se vem pecadores e há aqueles que se acham justos. E Jesus veio para os primeiros e só esses pode salvar.
3.        Jesus nunca chamará um justo. Um “justo” nunca foi nem nunca será chamado por Jesus para ser salvo. Eles dispensam Jesus e todo o seu sacrifício. Não valorizam sua vida e não entendem sua morte. A morte de Cristo não faz sentido para justos.
4.       Quando entendemos que todos somos doentes e todos somos pecadores, não tratamos ninguém mas com diferença. Passamos a olhar as pessoas com misericórdia da mesma forma que Deus nos olha. O evangelho da graça de Deus nos torna humildes e nos iguala. Só assim a misericórdia é possível.
5.        A misericórdia em nós é uma evidencia de que Deus nos tratou com misericórdia e assim Ele é glorificado. Deus é imensamente glorificado com o apresentamos como um Ser que trata com misericórdia aqueles que deveria tratar com justa ira. Quem recebe misericórdia, tem e doa misericórdia.
É muito importante pra mim ouvir Jesus dizendo que deseja que aprendamos esta diferença. Pra você não?

Adsens