PENSE

A MARCA DA NATUREZA CRISTÃ

(Lc.7.36-50)
          O que proponho ministrar nesta mensagem é um assunto ariscado e por isso ousado. Quero provar que é possível identificar externamente se possuímos ou não uma natureza cristã. O quero dizer em ter uma natureza cristã? Literalmente alguém que já foi salvo da condenação eterna e vive uma vida em Cristo e para Cristo. A idéia mais clara quer temos é que a certeza da natureza cristã é dada pelo Espírito Santo. Porém creio ter compreendido uma evidencia externa para comprovar se você é ou não filho de Deus. É ou não liberto da condenação eterna. É ou não salvo. Vive ou não em Cristo.
          Para isso quero abordar 3 questões: Porque é importante saber disso. Qual é a marca da natureza cristã. E como ele influencia nossa vida.

I.         POR QUE É IMPORTANTE SE CERTIFICAR DE UMA NATUREZA DIVINA?
1.       Jesus disse que deveríamos nos preocupar com isso.
Mt.7.21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome?
2.       A igreja primitiva fazia este tipo de avaliação.
a)       Ananias e Safira (At.5).      Simão o Mago (At.8)
3.       Paulo recomendou fazer o mesmo.
Rm.8.9 E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.”  2Co.13.5 Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!”
4.       Há uma carta na bíblia inteira só para averiguarmos se somos ou não nascidos de Deus.
1Jo.3.10 “Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo”
5.       Em apocalipse as igrejas são ordenadas fazer o mesmo.
Ap.3.17 Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu. 18 Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.
Ø       Você não pode viver iludido. Não haverá outra chance.
Ø       Você ainda tem dúvida se é importante ou não este assunto? 

II.        QUAL É A MARCA?
1.       A marca da natureza cristã não é aparência. (Simão era religioso)
2.       A marca da natureza cristã raça. (Simão era Judeu)
3.       A marca da natureza cristã não é roupa. (Simão não aceitava a roupa daquela mulher)
4.       A marca da natureza cristã é gratidão.
a)       Quando Jesus vai declarar que a mulher era salva ele mostra sua gratidão abundante! Esta gratidão pode ser observada nitidamente. Ela não se esconde!!! Jesus disse que nos últimos dias seus discípulos seriam conhecidos pelo amor.
1.       Entenda uma coisa. Os planos de Deus não falham e os propósitos não se frustram. Quando Deus elaborou a salvação de pecadores, o fez da tal forma que seus corações transbordassem de gratidão. É esta abundante gratidão que nos daria poder para vencer o pecado, o mundo, a carne. É esta abundante gratidão que resultaria em frutos para a glória de Deus. É esta abundante gratidão que resultaria no desejo de servir ao próximo. 
Ø       Eu não sirvo a você por que eu sou bonzinho. Nem por que você é bonzinho. Eu sirvo a você com toda a minha alma por que Deus foi bom comigo!
2.       Repito. O plano de Deus não pode ser frustrado. Ele é cumprido! Por isso aquele que diz-se salvo mas não é vitalizado pela gratidão: duas a uma. Ou é muitíssimo ingrato ou não é salvo. Não é o plano de Deus que está incompleto.

III.      E COMO ELE INFLUENCIA NOSSA VIDA?
1.       Pode haver muitas razões para você ter medo ofertar de forma honrosa a Deus por exemplo.
a)       Incredulidade, Cobiça, Mesquinhez, Materialismo...
2.       Mas ainda que nenhuma desta coisas estejam presentes, a falta de gratidão estará.  Onde há gratidão poderosa os frutos nascem naturalmente. Eles vencem o pecado persistente, o egoísmo, a incredulidade, mesquinhez, tudo...
3.       Esta gratidão é gerada por uma dinâmica na alma:  A PERCEPÇÃO PROFUNDA DA SUA PECAMINOSIDADE E A REVELAÇÃO MARAVILHOSA DA MISERICÓRDIA DE DEUS
4.       As duas coisas precisam trabalhar juntas em seu coração. Uma verdade fortalece a outra. Diminuir uma das verdades rouba o poder em ti.
5.       Se você quer fazer o que é certo, mas não tem poder para tal, uma destas verdades está sendo roubada do seu coração.
A parábola que Cristo conta revela isso.  (v.41-43)
1.       Os dois homens eram devedores. Nenhum dos dois tinham como pagar.
2.       Mas aquele que tinha certeza de uma dívida maior, percebeu que seu perdão foi maior e por isso seu amor grato foi maior.
3.       Aquele que não via sua dívida tão grande, entendeu que seu perdão não foi tão grande e por isso seu amor foi diminuto. Sua gratidão foi pequena.
Ø       Cristo está falando que está mulher estava fazendo esta loucura por que percebeu o tamanho do perdão que ganhou de graça. Já Simão não estava disposto a fazer nada por Cristo ou pelo próximo. Ele sabia o que era certo, mas não havia em sua alma poder espiritual para fazer. Pode ficar na mente, mas a motivação interior não existe.
A marca da natureza cristã é a gratidão. Gratidão a Deus e com as pessoas. Seja grato!  Agora Cristo está falando para nós.
Você quer fazer o que é bom e certo mas não consegue? Sabe que deve abençoar mais as pessoas mas não faz? Sabe que deve colaborar mais com o ministério mas não faz? Deve fazer qualquer outra coisas? Você percebe qual é o problema? Não é vergonha na cara. É constrangimento na alma!

Adsens