PENSE

DIGNO DE SER ADORADO

- (Is.64.4)

• Imagine que você recém nascido fosse separado da sua família e criado num orfanato. Crescendo, você escolhesse dentre os funcionários do orfanato alguém para ser seu pai ou sua mãe. Depois de alguns anos você recebe a visita de um casal que você não conhece. Quem são eles? Seus verdadeiros pais. Durante anos você imaginou como eram seus pais (ou como queria que eles fossem). Mas agora que seus verdadeiros pais de fato aparecem, você tem que abandonar aquela idéia que você criou deles e aceitar o que de fato são. Baseado nisso quero perguntar:
1. Qual é idéia de Deus que você tem? Baseado em que você o imagina? Com que segurança você acha que Ele é assim como você pensa?
2. O fato é que cada um de nós, cria seu próprio Deus cada um ao seu gosto. Mas já parou para pensar que Deus pode não ser este que você desenhou em sua imaginação? Você pode está confiando em um deus que não existe, pois foi você mesmo que criou.
 Como você se sente ao pensar sobre isso?
3. O homem finito não tem capacidade de imaginar Deus infinito. Se hoje temos consciência de que existe um Deus – um ser superior e digno de ser adorado, é por que ELE MESMO SE AUTOREVELOU A NÓS. Se é Deus que se auto-revela, então aquele que eu mesmo desenhei na minha imaginação certamente é falso.
4. Onde está esta revelação de quem é Deus? Em duas coisas principais: Na natureza, e fundamentalmente nas Escrituras. Ou seja, se quero saber que Deus existe, basta olhar para sua criação. Se quero saber como Ele é, devo olhar nas Escrituras – Sua soberana revelação.

REFLEXÃO SOBRE O TEMA
O QUE AS ESCRITURAS FALAM DESTE DEUS? OU...
QUEM ADORAMOS?
1. Deus é um ser único = Não há outro Deus nem igual nem diferente.
Isaías 45:21 “Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim.”
Infinito. Em poder = Sabedoria. Amor e santidade.
Lamentações 3:22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
Efésios 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”
2. Absoluto = Não está limitado a nada nem a ninguém.
Isaías 14:27 Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás? Isaías 43:13 Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”
3. Eterno = Sempre existiu e sempre existirá
Sl. 90:2 “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.”
4. Autosuficiente = Tudo o que Ele precisa está Nele mesmo.
At.17.24 “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25 Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;”
5. Criador = Tudo que existe foi criado por Ele.
João 1:3 “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”
6. Sustentador = Tudo que existe se mantém existente pelo Seu poder
At.17.25 “Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;”
7. Provedor = Tudo que temos vem dele
Jó 12:10 “ Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano.”
Colossenses 1:17 “Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” Hebreus 1:3 “ Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” At.17.28 “pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos,”
8. Redentor = Nossa felicidade presente e eterna vem Dele.
At.17.29 “Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; 31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.”
DIGNO DE SER ADORADO (Continuação 2)
(Is.64.1-4)
1. Qual é idéia de Deus que você tem? Baseado em que você o imagina? Com que segurança você acha que Ele é assim como você pensa?
2. Cada um de nós cria seu próprio Deus ao seu gosto.
3. Porém Deus pode não ser este que você desenhou em sua imaginação
4. Podemos está confiando num deus que não existe; que nós mesmos criamos.
5. Se hoje falamos da existência de um Deus é por que Ele se revelou a nós.
6. Se é Deus que se auto-revela, aquele que eu desenhei na imaginação é falso.
7. Onde está esta revelação de quem é Deus? fundamentalmente nas Escrituras
8. Ou seja, se quero saber que Deus existe, basta olhar para sua criação.
9. Se quero saber como Ele é, devo olhar nas Escrituras.
• O QUE AS ESCRITURAS FALAM DESTE DEUS? OU
I. QUEM ADORAMOS?
• Deus é um ser único, Infinito, Absoluto, Eterno, Autosuficiente, Criador, Sustentador, Provedor, Redentor.
II. PORQUE ADORAMOS
1. Por que você adora a Deus?
a) Uns por medo do inferno ou dos males.
b) Outros pelo interesse do céu ou das bênçãos.
2. Talvez você diga: “Amo a Deus pelo que Ele fez por mim”.
3. Porém, devemos amar e adorar a Deus não pelo que Ele fez, mas pelo Ser que Ele é.
• Entenda: O que Deus fez, revela como Ele é. Por isso precisamos entender o que Deus fez.
• Você lembra o que a bíblia fala de Deus? Ele é o Ser Soberano e absoluto que deve ser servido por todas as suas criaturas.
Salmos 103:22 Bendizei ao SENHOR, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR. Salmos 145:10 Todas as tuas obras te renderão graças, SENHOR; e os teus santos te bendirão. Salmos 148:7 Louvai ao SENHOR da terra, monstros marinhos e abismos todos; Salmos 148:8 fogo e saraiva, neve e vapor e ventos procelosos que lhe executam a palavra; Salmos 148:9 montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; Salmos 148:10 feras e gados, répteis e voláteis; Salmos 148:11 reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; Apocalipse 5:13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.
4. Em todas as religiões do mundo, e à todos os deuses conhecidos o servo sempre serve o seu senhor. Os mortais sempre trabalham para os imortais e se humilha a Ele.
5. Porém Ele é que se humilha e serve a criatura. Como?
“Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nem ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam” (Is.64.4).
• O pecado do homem gerou a culpa infinita. Dívida espiritual. Dívida esta que não pode ser paga por nenhum homem. E o salário do pecado é a morte. Todos pecaram! Todos destituídos!
6. O próprio Deus oferece sacrifício pela criatura.
• É o amor incompreensível de Deus que nos faz deleitar e adorarmos este Ser.
• Nosso amor deve ser em função do deleite no ser de Deus. Ou seja:
• Ao conhecermos quem Deus é inevitavelmente nos encantamos pelo seu ser.
• Por isso é impossível adorar a Deus sem conhecer Deus.
• Se o deus que você adora não aquele revelado nas escrituras, não é a Deus que você adora.
• Você adora a uma imagem de Deus que você criou a seu gosto.
• Por isso a importância de se examinar as Escrituras e conhecer Deus.
 Estude e conheça as Escrituras. Elas gerarão em seu coração a verdadeira razão para adorar ao Deus verdadeiro. Pois descobrindo o que Deus fez por ti, conhecerás o Deus que deves amar e adorar, bem como o que deves fazer por Ele.
Deus vos abençoa muito!

Adsens