PENSE

QUANDO COISAS BOAS SE TORNAM RUINS

Mt.10.37 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
Preste atenção no que Jesus está dizendo aqui. Ele fala isso quando vê uma multidão o seguindo. Mas percebia que não havia raízes naquelas pessoas. E queria que eles se certificassem disso, pois Ele mesmo já conhecia os corações.
Cristo é honesto e não quer que ninguém se iluda consigo mesmo e com o que significa segui-lo.
Por isso repito: PRESTE ATENÇÃO NO QUE JESUS ESTÁ DIZENDO AQUI.
Quem não me valoriza supremamente, não merece me ter.
Ele está dizendo pra mim e pra você. Quem não vê valor em mim, não pode me ter. Não é digno de me ter. Só serei dado a quem me valorizar mais que tudo, pois é isso que sou. Mais valioso que tudo.
COMO VALORIZAMOS JESUS?
Pelos menos de duas formas:
a)      Quando tê-lo é mais desejável que tudo
b)     Quando não tê-lo é mais desesperador que tudo.
Quando Cristo é mais valorizado por minha alma como bem supremo, Ele de fato supre todas as necessidades das coisas que perco ou que não tenho mas desejo.
É exatamente assim que Cristo se torna realmente remédio para tudo em minha alma. Minhas necessidades, ansiedades, preocupações, medo, tristezas são vencidas por que Cristo realmente á mais valioso que tudo e por isso supre todos os meus anseios.
O meu comportamento diante das coisas boas, quando as desejo muito e não as tenho, ou quando as perco, revela muito o valor que Cristo realmente tem em meu coração.
Desta forma coisas boas se tornam coisas ruins quando tem pra minha alma mais valor que Cristo. Quando me traz mais alegria, segurança, significância, paz que Cristo promete.
Se tenho Cristo e não tenho paz, alegria, suficiência, significância, e se quero as coisas para ter paz, alegria, suficiência e significância, ora, quem é mais valioso pra minha alma?
Aquilo que gera mais impacto na minha alma e que exerce maior influencia sobre ela é aquilo que ela vê com maior valor pra ela.
Isso é assustador. Pois Cristo aqui não fala de coisas ruins, mas de coisas boas. Meus pais, irmãos, meus filhos. Meu Deus!!! Quem poderá escapar destas coisas?
Jesus não está desprezando o valor que nossa família tem pra nós. Ele não é insensato de subtrair valor daquilo que é valioso. E é exatamente por isso Ele não quer que desprezemos o valor que ele tem – que é supremo e infinito.
Mas minha palavra aqui embora o título sugira esta direção não é enfatizar o aspecto negativo e sim positivo de valorizar a Cristo.
O objetivo é levá-lo a refletir o quanto Cristo é precioso (Ele não colocaria toda a minha família na minha balança de valores se não fosse) e te chamar a se unir a mim em arrependimento, contrição e confissão por ver tão pouco valor naquele que é a soma de todas as belezas.
Mas também em sentir a brisa da esperança alegre entretanto, que nasce no  coração em pensar na possibilidade de ter este que é tão valioso. E isso gratuitamente. Ele não pede de nós ouro ou prata, mas reconhecimento da verdade e encantamento com ela.  

“Não merecemos ter aquilo que não damos valor.”

Adsens