PENSE

___________________________
 A Glória De Deus No Ministério E A Sua Felicidade

Por Marcio Gonçalves

____________________________________________________
(Jo. 4.1-34)

Parece que estas duas coisas, seu ministério e sua felicidade, são inimigas. Ou eu sirvo ao ministério para a glória de Deus ou eu sou feliz. Pensamos que são alternativas separadas e que não teremos tempo na vida para os dois. Parece que há uma luta constante entre o dever e o prazer. Se você se identifica com estas afirmações, espero reconciliar em sua mente e coração estas coisas com esta mensagem. Espero que com esta mensagem, o ministério e a sua felicidade façam as pazes.
·         Porque sempre há esta luta entre o ministério e a minha felicidade?
I.                    Os Seus Interesses Buscam A Sua Felicidade. Os Interesses De Deus Buscam A Glória Dele.

     Jesus tem necessidades aqui e tem o interesse de satisfazê-las. (v.6,7). Não há nada de errado em ter o interesse de ser feliz. Não há nada de errado querer suprir suas necessidades. Não há nada de errado desejar ter coisas que lhe de satisfação. Veja. Jesus tem sede, fome e está cansado. Ele senta ao poço pra descansar. Envia os discípulos a cidade pra conseguir comida e pede água a mulher. Mas quando surge a oportunidade de glorificar a Deus e abençoar o próximo, os interesses individuais de Jesus tornam-se secundários.
     Jesus estava mais interessado que os discípulos ministrassem aos samaritanos do que em trazer comida pra ele comer (v.31,32,34).  Por quê?  Por que comida era pra ele. E ministrar aos samaritanos era a vontade do Pai – que é melhor que comida (v.32-34).
     Você percebe que há uma tensão aqui entre a vontade humana e a vontade do Pai?
a)     Quais eram os interesses dos discípulos (v.31)?
b)     Quais se tornaram os interesses de Cristo (v.34)?
c)      Quem parece mais satisfeito?
d)     Qual é o seu interesse?
·         Quando amamos a glória de Deus, a nossa vontade dar lugar a vontade de Deus.
·         Mas isso não é sacrifício, pois nossa alma sabe que encontrará mais felicidade na vontade Dele do que na nossa.


II.               Enquanto Não Você Amar A Glória De Deus, Sempre Haverá Uma Luta Entre O Ministério E Os Interesses Da Sua Felicidade.


     O ministério nem sempre é alegria. Inclui muitas decepções, dores e tristezas. E foi o amor à glória de Deus que me salvou de desistir muitas vezes. Vezes em que fui tentado a desistir do ministério para buscar os interesses da minha felicidade. Mas A felicidade que eu não encontrava no ministério, a Glória de Deus me supriu fartamente.
     Só isso explica Jesus escolher a vontade de Pai no Getsemani no lugar da dele. Ele pede ao Pai que se possível passasse dele o cálice da ira. Isso correspondia a vontade dele de não sofrer as dores inimagináveis que o aguardava. Ele queria ser feliz. Mas em seguida diz: “Entretanto faça a tua vontade”. Isso correspondia a vontade do Pai. Naquele momento a vontade do Pai adquiriu maior valor para Jesus do que o livramento da dor. Como isso é possível?
     Jesus amava a glória do Pai e por isso lhe dava prazer cumprir a Sua vontade, a ponto de escolher a dor no lugar do alívio. Este mesmo amor Cristo quer que tenhamos.
     Como podemos ser feliz no ministério quando sabemos que nos esperam além de muita alegria, também muita decepção, ingratidão, ataques, abandono, solidão, critica? Só uma resposta. Amor a glória de Deus. 
III.           Jesus Está Te Ensinando Que A Tua Felicidade Depende Da Glória De Deus. (V.32,34)

     Então o inimigo da sua felicidade não é o ministério. Muitos são tocados pelo Espírito e ouvem a sua voz chamando para seguir o ministério. Porém quando ouvem este chamado, sentem sua felicidade ameaçada de alguma forma. Olham para a vida de ministério como um ladrão do seu prazer e satisfação.
VOCÊ SÓ NÃO É FELIZ NOS INTERESSES DE DEUS POR QUE AINDA NÃO AMA A GLÓRIA DE DEUS.
     Se Deus é um estranho para o seu coração, sua glória não faz nem cócegas a sua alma. Você não ver valor na glória de Deus e por isso não faz sentido viver a vontade Dele.
     Mas quando este Deus é o seu Pai. O Pai amoroso e que você ama, sua glória é preciosa pra sua alma. É nesta glória que sua alma encontra prazer e felicidade. E por isso fazer sua vontade é um prazer.

IV.           Nossa Maior Dificuldade Em Viver O Ministério Vem De Não Amarmos A Glória De Deus Para Acharmos Satisfação Nela.


    Jesus está dizendo: “O Meu Prazer É Fazer O Que Pai Me Enviou Pra Fazer”.
     Que filho que ama seu pai não sentirá felicidade em fazer sua vontade? Jesus revelou que o desinteresse deles em ministrar aos samaritanos vinha de não terem ainda provado daquela comida (v.32). Ainda não tinham experimentado o prazer que é fazer a vontade do Pai. Isso por que ainda não amavam a glória do Pai.
     Qual era o interesse da mulher (v.15)? Até aqui apenas água. Qual se tornou o interesse da mulher (v.28-29)?  Depois daqui, deixou seu cântaro (representação da sua antiga busca de felicidade supérflua) e desejava servir os que conhecia da cidade (Seu desejo de felicidade individual foi substituída pelo prazer da felicidade coletiva). Quantas pessoas ela abençoou (v.30,39-42)?  
O que você fazer então?

1.        ENTENDA, RECONHEÇA E CONFESSE QUE NÃO AMA A GLÓRIA DE DEUS.
A bíblia diz que todos pecaram e carecem da glória de Deus. Mesmo depois de convertidos, carecemos, não de receber, mas de amar, valorizar e reagir mais a glória de Deus.  Confesse!
2.      PEÇA A DEUS QUE LHE FAÇA AMAR A SUA GLÓRIA PARA VOCÊ ENCONTRAR FELICIDADE NELA.
Não amamos a glória de Deus por nossa própria conta. Precisamos que Deus nos faça amar sua glória. Saulo odiava a Cristo. E numa revelação da sua glória a caminho de Damasco, passou a amar a sua glória a ponto de gastar sua vida por ela. Peça!
3.       CREIA OBEDIENTEMENTE PARA VER EXPERIMENTALMENTE.
Crer é agir de acordo com a verdade revelada. Não é ficar contemplativo ao que entendeu, mas agir de acordo com a verdade. Não devemos ver para crer, mas crer para ver. Obedecer equivale a crer. E experimentar equivale a ver. Assim, obedeça ao chamado do Espírito ao ministério e você encontrará a felicidade que teme perder, pois Deus te dará amor a glória Dele para que encontre prazer em sua vontade.



Adsens