PENSE

BREVE RESUMO DAS AULAS DA ESCOLA DE MINISTÉRIO




  • AULA 01  - JUSTIFICAÇÃO E SANTIFICAÇÃO (a FONTE DA SANTIFICAÇÃO)

A fé de que fomos aceitos por Deus ao custo de Cristo sendo ainda inimigos gera poder infinito para obediência em eterna gratidão. Desta forma a fé na justificação nos leva a santificação.

  • AULA 02  - FILHOS COM MENTALIDADE DE ESCRAVOS (RELACIONAMENTO ÍNTIMO COM ABA)
A fé de que sendo nós criaturas condenadas, fomos adotados por Deus e agora tratados como filhos ao custo de Cristo ser rejeitado como filho e tratado como criatura condenada, nos dá segurança do amor paterno de Deus e nos estimula a desejarmos relacionamento com Ele.

  • AULA 03 – SINAIS DE REGENERAÇÃO (NO QUE SOMOS DIFERENTES DOS ÍMPIOS)
A fé que Deus nos recriou pelo Espírito Santo colocando vida espiritual em nós para que pudéssemos amá-lo e desejá-lo arranca de nós qualquer orgulho e nos faz sermos gratos a Deus por nos dá nova vida no pensar, sentir e agir.

  • AULA 04  - ÍDOLOS DO CORAÇÃO (TRATANDO O PECADO DE VERDADE)
Todos os nossos pecados são forma do nosso coração tentar substituir Cristo como suficiente e potencial salvador da nossa alma. Por não estarmos totalmente satisfeitos em Cristo em todas as áreas, ali levantaremos um ídolo (substituto) para encontrarmos satisfação. A única forma eficaz de lidar com nossos pecados é identificá-los, confessá-los e derrubá-los com o evangelho.

  • AULA 05 – ESQUECIMENTO DA ALMA (ALINHANDO-SE E MANTENDO-SE NO CAMINHO DO EVANGELHO)
A verdade central do evangelho pode ser lembrado pela mente mas facilmente esquecido pela alma. Cabe ao crente pelo devocional constantemente lembrar a alma para realinhar-se ao evangelho.
  • AULA 06 – 04 PRINCÍPIOS NA PREGAÇÃO (COMO TRANSFORMAR SEUS OUVINTES)
Pregações morais produzem crentes moralistas e não maduros no evangelho. Haverá informação mas não transformação. Cabe ao pregador ajudar a igreja paulatinamente viver o evangelho crescendo na graça.

  • AULA 07 – VER CRISTO NAS ESCRITURAS (ABRINDO A FONTE DOS TESOUROS)
Dizer que Cristo é nosso suficiente salvador, significa dizer que ele serve para tudo aquilo que precisamos. Ele é o autor e consumador da nossa fé. A bíblia vai nos apresentar ele como o diamante de beleza e glória, onde em todas as faces ele se mostra suficientemente encantador. Cada parte das Escrituras se propõe a nos revelar Ele. Ela é a revelação de Cristo. Nossa alma é dinamizada e nosso estudo das escrituras ganha vida.

  • AULA 08 – ESTUDO CORRETO E EFICAZ DA BÍBLIA. O QUE CRER E O QUE FAZER (RESOLVENDO OS PROBLEMAS COM O EVANGELHO)
Não conseguimos fazer o que a bíblia manda enquanto não crermos no que ela revela ter Cristo feito por nós. Sem a revelação da graça manifestada não há poder para obediência. E por isso a bíblia se torna um pesado e insuportável livro de regras ao invés de ser para nosso coração um manual de gratidão.

  • AULA 09 – DINÂMICA DA GRAÇA (APROFUNDANDO NO AMOR E NA SANTIDADE DE DEUS)
Há três verdades que unidas produzem um poder que inexiste quando separadas. A santidade de Deus, a pecaminosidade humana, e o amor divino. A santidade de Deus faz todo homem condenado diante Dele. Mas seu amor faz daquele que crer aceito da cruz. Nestas verdades devem está refletidas o custo da nossa aceitação – a morte de Cristo o filho santo de Deus. A fé de que por causa do amor de Deus Seu santo e inocente Filho Jesus foi sacrificado por nós pecadores culpados, estraçalha nossa alma de constrangimento, gerando um poder proveniente de dois poderosos sentimentos ou virtudes – humildade e segurança. Estes dois geram mais dois – força e alegria.

  • AULA 10 – AS OBRAS PELO EVANGELHO (VIVENDO PARA AGRADAR A DEUS E ABENÇOAR O PRÓXIMO)
Deus nos salvou com propósito: A glória Dele e o bem do próximo. Um propósito nunca se desvencilha do outro. Quando Deus é glorificado a criação é abençoada e quando a criação é abençoada Deus é glorificado. Ao nos salvar Deus deu-nos a missão de sermos perseguidores deste propósito duplo. A isso a bíblia chama de boas obras. Se estas obras fossem feitas como meio de obter aceitação divina, roubaria do seu propósito a glória de Deus, e isso acontecendo a criação também deixa de ser abençoada. A igreja precisa entender e viver esta missão.


*(CADA AULA TEM CERCA DE 6 HORAS)

Adsens