PENSE

LIÇÕES COM O PROFETA HABACUQUE

Habacuque não compreende por que Deus deixa seu povo impune diante de tanto pecado. Por isso começa a orar a Deus querendo entender seus planos.
Deus diz que o profeta não deveria se preocupar pois Ele iria usar a Assíria para disciplinar Israel.
O profeta fica mais confuso ainda e questiona. Como pode o Senhor usar uma nação mais ímpia ainda para disciplinar seu povo?
Deus revela que também já havia prepara a punição da Assíria. “o que era deles estava guardado”.
O profeta então prefere confiar em Deus ainda que as coisas estivessem difíceis. 

O que aprendemos como lição principal aqui?
A SOBERANIA E A RESPONSABILIDADE HUMANA.
Quando pensamos na soberania de Deus, somos automaticamente levados a excluir a responsabilidade humana. Mas isso é nossa forma de pensar e não a Deus.
Segundo a bíblia esta coisas não são auto-excludentes. Elas trabalham juntas uma sem anular a outra. Dentro da soberania de Deus, a Assíria foi o instrumento de disciplina para o seu povo. Embora para a Assíria, Israel era uma oportunidade de culminar seus planos de conquista das terras. Deus usa o desejo mal que temos para realizar seus propósitos maiores. Deus não desperdiça nada! E não perde o controle de nada.
Entretanto a soberania de Deus não anula nossa responsabilidade. Iremos prestar contas de todas as coisas que fizermos, sejam boas ou más.
Olhando para a soberania de Deus, podemos ser levados a pensar que de alguma forma não somos responsáveis pelos nossos pecados, pois Deus está no controle. Que ele está é verdade. Mas nossa responsabilidade permanece como se Ele não estivesse.
O mesmo com relação as coisas boas. Talvez também pensando na soberania de Deus deixamos de fazer o que devemos, acreditando que Deus fará o que nós deveríamos fazer. É muito provável que Ele levante outra pessoa para isso. Mas seremos responsabilizados por aquilo que não fizermos. 
Quando falamos de oração a coisa fica ainda mais difícil. Orar ou não orar já que Deus é soberano?
De uma coisa precisamos estar certos: Deus fará cumprir seus propósitos a despeito de nós. Porém a responsabilidade não será anulada. Teremos que responder por ela.
Devemos olhar para o profeta e quando não entendermos bem o planos de Deus declarar:
“Ainda que tudo esteja muito difícil e eu não entenda nada, ainda assim vou me alegrar em Deus e me encantar com aquele que me salva”

Adsens