PENSE

LIÇÕES COM O PROFETA JEREMIAS

No cap. 29 Jeremias escreve uma carta de Deus aos exilados na babilônia. O conteúdo básico da carta era:
Vocês estão nesta situação por causa dos seus pecados. Eu os levei para aí conforme avisei através dos meus profetas. Agora porém fiquem aí tranqüilos e prosperem nesta cidade. Se estabilizem na terra e orem por ela. Vocês ficaram aí durante 70 anos. Há profetas em vosso meio que não são meus. Estão dizendo que muito em breve vocês serão libertos e que o Senhor os livrará do cativeiro. Eles estão falando de si mesmo aquilo que você querem ouvir. Vocês forçam eles a dizer coisas boas. Mas não será isso que vai acontecer. Vocês estão colhendo os frutos dos seus pecados. E eles pagaram por isso com a vida. Eu é que sei o que penso de vocês. Bons pensamentos e não maus. Vocês me buscarão e eu serei achado de vós. Me achareis como me buscarem profundamente.
Qual a lição que aprendemos com isso?
O povo estava na situação de cativeiro porque se afastou do Senhor. Embora não o haviam rejeitado totalmente, estavam tendo uma relação com Deus meramente oportunista e interesseira. Quando o buscavam, não o faziam com a alma. Deus os manda para a babilônia afim de que o povo sentisse a falta de Deus e começasse a buscá-lo de forma mais profunda. Só assim Deus seria achado realmente por eles.
Entretanto havia os profetas de plantão. Eles eram mercenários. Prostitutas. Falavam aquilo que o povo queria ouvir. O povo só ia a eles para receber boas notícias. Mesmo estando em pecado contra o Senhor.
Hoje a situação é a mesma. Há crentes que vivem em iniqüidade mas ainda esperam ouvir boas coisas da parte de Deus, como se Deus aprovasse seus procedimentos. Não ele não aprova!!! Estas pessoas não suportam um profeta de Deus. pois estes falaram da podridão em que se encontram e não de palavras boaszinhas.
Os verdadeiros profetas irritam esta gente! Elas não os suporta por muito tempo. Precisam de alguém que massageie seu ego. Assim preferem buscar uma igreja ou profeta de “boas notícias”.
Isso já é loucura! Como podemos buscar a Deus para saber o que acontecerá se já vamos a eles determinando como as coisas devem ser? Entenda uma coisa. As coisas não serão como você deseja! Não serão como você quer na sua vida. Será como Deus quer!!!
Deus nos deixará mesmo no exílio por algum tempo. Em lugar estranho e difícil. Longe dele. Mas isso também vem Dele. É um meio de trabalhar nosso coração.
Os crentes precisam entender que não deverão temer aos profetas de Deus. Mesmo que eles não falem o que você quer ouvir, falaram o que Deus está mandando. E mais vejamos com Jeremias qual o propósito de Deus em nos deixar no cativeiro.   
O objetivo de Deus é nos fazer buscá-lo de forma profunda e viver para Ele de forma verdadeira. De todo o coração. DEUS TEM PENSAMENTOS BONS SOBRE NÓS!!! Ele é que sabe o que precisamos. Ele quer ser achado por nós como nunca antes!
Aceitemos a disciplina dos profetas de Deus. Busquemos ao senhor de todo o coração e o acharemos. 

Adsens