PENSE

CRISTO - NOSSO BENDITO INTERCESSOR
(Hb.7.22-27)

22 “Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior.  23 Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício; 24 mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. 25 Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. 26 É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus. 27 Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele o fez uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu.

1.        Temos a tendência de ouvir o que o diabo fala a nosso respeito. O que o pecado fala a nosso respeito. O que o mundo fala a nosso respeito. E temos uma tendência muito fácil de acreditar e se entregar para viver conforme aquilo que ouvimos. Pois aquilo em que acreditarmos, nos tornaremos.
2.      Os nossos pecados não querem apenas que desagrademos a Deus. Ele quer nos dominar. E como ele faz isso? Tentando nos fazer acreditar que não somos de Deus e que devemos viver escravos dele.
3.       Mas há um aspecto de Cristo que é a nossa vitória sobre estas coisas.
4.      Todos conhecemos Jesus como sacrifício, salvador e redentor. Mas conhecemos muito pouco de Cristo como nosso intercessor. E a verdade de que Cristo é nosso intercessor trás maravilhosas implicações:

I.                   NÃO HÁ UM DIA DA SUA VIDA QUE CRISTO NÃO INTERCEDA POR VOCÊ A DEUS PAI. (Hb.7.25)

1.        O autor bíblico está fazendo uma comparação entre os muitos e ineficazes sacerdotes da antiga aliança e o único e perfeito sacerdote da nossa alma – Cristo.
2.      Enquanto a intercessão daqueles era ineficaz por ser constantemente interrompida pelas suas mortes e falhas, a intercessão de Cristo e ininterrupta, ”pois vive sempre para interceder por eles.
3.       Cristo morreu e ressuscitou para sempre e é nosso sacerdote e intercessor para sempre.
4.      Por isso Paulo diz em Rm.8.34
Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
5.      Pedro experimentou isso certa ocasião. Ele disse que não negaria Cristo ainda que tivesse que morrer por isso. Jesus diz a Pedro que ele o negaria três vezes. Pedro insistiu em sua autoconfiança. Jesus então revela que satanás havia pedido para aniquilar a fé de Pedro, mas em seguida diz: “Eu, entretanto orei ao Pai para que a sua fé não fosse destruída e você não se perdesse”.
6.      Ó querido! É Cristo quem nos mantem de pé. Ele, somente ele, ao interceder por nós. 
7.      Não só quando você está bem espiritualmente, mas principalmente quando mais precisa e é fraco para pecar, lembre-se: Neste exato momento, Cristo está intercedendo por você.

II.                UM SACERDOTE DEFINITIVO É A GARANTIA DE UMA SALVAÇÃO DEFINITIVA. (Hb.7.23-25)
1.        A permanência da nossa salvação é sustentada pela permanente intercessão de Jesus.
2.      Se a permanência da nossa salvação dependesse da nossa estabilidade ou performance espiritual, então nossa salvação não poderia ser permanente, nem certa, nem definitiva; mas instável, ocasional, e duvidosa.
3.       Mas Cristo, diferente de todos os demais sacerdotes, venceu a morte e manteve o seu ofício de intercessor para sempre em seu favor.
4.      Assim, um sacerdote definitivo é a garantia de uma salvação definitiva.

III.             A INTERECESSÃO DE JESUS POR VOCÊ AO PAI É A SEGURANÇA DA SUA SALVAÇÃO. “salvar definitivamente” (v.25).
1.        Isso tudo que estou dizendo, não significa, nem que você deva entregar ao pecado, nem que você não deva ir a Deus quando peca.
2.      João disse: “Digo-vos estas coisas (não para que pequeis mas...) para que não pequeis. Se porém pecarem, Temos um advogado (intercessor bendito). Jesus Cristo o (único) justo. Ele é o a propiciação (aquele que desvia a ira de Deus de nós contra ele mesmo) dos nosso pecados.” (1Jo.2.1,2)
3.       Significa sim que ao praticá-lo ou encontrar pecado no seu coração, deves ir pedir perdão a Deus! Mas não com medo da condenação e sim confiante no bendito intercessor que estará ao lado do Pai nesta ora.
4.      A nossa religiosidade insistente nos faz afastarmos de Deus quando pecamos, ao invés de nos aproximar Dele como diz o v.25. Fazemos isso ou por vergonha ou medo. Então tentamos resolver nossos pecados primeiro longe de Deus para nos apresentarmos a ele sem pecado.
5.      Noutras palavras tentamos nos purificar dos nossos pecados nós mesmos ao invés de ir a Cristo para nos purificar dos nossos pecados. Todos que estão lendo estão sermão sabem como sempre fracassam agindo assim. Pois a palavra de Deus é verdadeira e não pode mentir. É Cristo que nos purifica dos nossos pecados. Não nós nem ninguém, nem nada. Só Cristo.
6.      Esta atitude é uma negação do ofício de Cristo. É dizer a Cristo: obrigado por morrer por meus pecados, mas eu consigo resolvê-los eu mesmo. Quem pode ter segurança da salvação pensando assim?
7.      A religiosidade insistente em nosso coração, nos leva a acreditar que a nossa salvação não é definitiva e sim dependente da nossa condição espiritual atual. Pensamos assim por que acreditamos que a salvação depende de nós e como não somos firmes e estáveis.
8.      Mas crer que Cristo vive a interceder por nós e fará isso pra sempre, nos dá a certeza de que fomos salvos definitivamente por seu sangue.

Mas você pode pensar: Será que aprender sobre isso não nos fará relaxar com nossos pecados? Saiba que o plano de Deus para salvar seus eleitos NÃO VAI FALHAR! E acredito ter sido por isso que Jesus deixou registrado uma das suas intercessões a nosso favor.

IV.             PARA TE DÁ CONFIANÇA NELE, DEUS DEIXOU REVELADO NA PALAVRA AS COISAS QUE CRISTO FALA A SEU RESPEITO. (JO.17.)
Peço que você leia os versos, tomando-os para você. Leia-os na primeira pessoa. Repita-os a sua alma. Pregue para ela em voz alta se for possível, as verdades que Jesus fala ao Pai a seu respeito. 

10 COISAS QUE CRISTO FALA A SEU RESPEITO PARA DEUS O PAI (Jo.17)

1)                   Somos a herança do Pai ao Filho (v.6)
2)                 Recebemos do Pai as mesmas palavras dadas ao Filho (v.8)
3)                  A mesma alegria do Filho (v.13)
4)                 Somos do céu como o Filho é do céu (v.14,16)
5)                 Recebemos a mesma missão do Filho (v.18)
6)                 Seremos um com o Pai assim como o Filho é (v.21).
7)                 Recebemos a mesma glória que o Pai deu ao Filho (v.22)
8)                 Amados pelo Pai como O Pai ama o Filho. (v.23)
9)                 Veremos a Glória dada do Pai ao Filho (v.24)
10)              O amor do Pai pelo Filho estará em nós plenamente (v.26).
Estas verdades preciosas devem ser mais que suficientes para você vencer as ofertas dos prazeres passageiros. Estas verdades eternas devem transformar seu presente.
Por isso Eu quero terminar com uma exortação prática baseado em Hebreus 4:14
 “ Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão”.
Este texto está dizendo aquilo que esta mensagem objetivou:
Já que agora você tem certeza e confiança de que possui como sumo sacerdote o Filho de Deus, que penetrou aos céus... conserve a confissão da sua salvação FIRME! Não oscile em sua fé a respeito da salvação de Deus. Não deixe nada demover sua confissão. Diga confiantemente e com ousadia estas coisas a sua alma. Diga-as às suas tentações. Quando seus pecados vierem zombar da sua salvação em Cristo, zombe da tentação e do pecado esfregando o sangue de Jesus, o bendito sacerdote na cara deles.


Deus lhe abençoe muito!

Adsens