PENSE


A Suprema Grandeza De Cristo - (Fp.3.4-10)


Como ficam as coisas quando as comparamos a Cristo?
Se não perderem o valor em comparação, nosso coração  não chegou nem perto de conhecer a sublimidade de Cristo. Não temos ideia do seu valor.
Quando temos a visão do valor de Cristo e o colocamos ao lado das outras coisas, boas ou ruins, as forças destas coisas em nossa alma diminui até não mais nos dominar. Este é o remédio para os ídolos do coração.
Os ídolos exercem força dominadora em nossa vida. Esta força controladora pode ser pelo prazer, pelo medo, pela vergonha, pelo orgulho, pelo rancor. E esta força não pode ser diminuída senão por uma força mais poderosa.
Nesta Passagem, Paulo Mostra Como A Sublimidade Vence Poderosamente A Força Do Orgulho.

Ele diz que tem inúmeros motivos para se ensoberbecer, Coisas em que poderia se apegar para medir seu valor e encontrar sua satisfação (4-6). Mas que quando ele as coloca ao lado de Cristo e as compara tudo vira lixo, e por consequência o poder do orgulho morre (v.7).
É impressionante o que ele diz aqui. Não é um detalhe. É um princípio de vida espiritual. Porque? Por que ele diz que não somente aquele motivo de orgulho é vencido pela sublimidade de Cristo, mas todas as coisas são (v.8,9).

Paulo Fala De Seu Novo Anseio. CONHECER CRISTO. (V.10)

E o que conhecia era suficiente para lhe dar vitória sobre os seus pecados. Mas Paulo sabia que o prazer encontrado em Cristo nesta vida era apenas uma amostra do que o aguardava na eternidade. (v.10,11)
Paulo provou. Gostou. E queria mais.

Para Paulo, a vida no corpo limitava o que ele poderia experimentar em Cristo. No corpo ele estava distante. Mas com a morte, ele poderia está perto e vê-lo face a face.

(2Co.5.6-8) Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos. Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor.

Seu anseio pela sublimidade de Cristo era tão grande, que a morte perdia seu poder atemorizante. A satisfação na Glória de Cristo é maior e mais forte que a morte! Isso é maravilhoso, pois não há nada pior que a morte.

Aos Hebreus diz que Cristo nos livra do pavor da morte. E aqui é demonstrado como ele faz isso.

Hb.2.14,15 "Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,  e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.

Esta antevisão da glória era o segredo para a vitória no sofrimento presente.

Romanos 8:18  Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

Agora. Como podemos ter certeza disso, sem experimentar?


Como podemos receber o poder proveniente da sublimidade de Cristo sobre os ídolos, se não experimentamos Cristo assim?


A isso digo: AINDA QUE NÃO TENHAMOS EXPERIMENTADO CRISTO DESTA FORMA, PELAS ESCRITURAS TEMOS A CRETEZA DE QUE PODEMOS, POIS ELA NOS REVELA QUE ELE É E PODE SER PROVADO.

Veja o testemunho de pessoas que experimentaram a glória de Deus desta forma que coloca todas as coisas em comparação como sem valor.

Sl.73.25  Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.
Salmos 16:5  O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte.
Salmos 16:11  Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.
Salmos 17:15  Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança.
Salmos 37:4  Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.
Salmos 43:4  Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.
Salmos 63:3  Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.
Salmos 89:6  Pois quem nos céus é comparável ao SENHOR? Entre os seres celestiais, quem é semelhante ao SENHOR?
Salmos 42:1  Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
Salmos 42:2  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?
Salmos 104:34  Seja-lhe agradável a minha meditação; eu me alegrarei no SENHOR.
Salmos 143:6  A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta.
Habacuque 3:17  Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,
Habacuque 3:18  todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.
Mt.13.44  O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.

Medite profundamente nestes testemunhos das Escrituras.

Quando eu encontro nas escrituras pessoas experimentando esta glória e valor do evangelho, encho-me de tristeza e esperança ao mesmo tempo.

Primeiro tristeza por mim, em ser tão insensível e indiferente a glória de Cristo. Em ser tão cego a sua beleza. Mas imediatamente sinto grandiosa esperança, pois vejo que pecadores como eu experimentaram esta glória e mostraram-se muito mais felizes e satisfeitos que eu.

Então penso. “Isso não é uma utopia. Isso é possível. Está registrado aqui para que eu tenha esperança de experimentar e forças para buscar”. Penso: “não há nada de errada nestas pessoas. há algo de errado em mim. Sua vidas são uma motivação para mim e combustível para minha oração e busca”.

LC.14.26 “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo"

 Quando Cristo desafia-nos a amá-lo mais que todas estas coisas boas da vida, é por que ele é sublimemente valioso para ser infinitamente mais amado.

Na verdade, Jesus não está propondo nenhum sacrifício aqui  -  Como amar algo que seja difícil de ser amado. Ele está falando de um milagre da visão. Tornar cegos espirituais em videntes da glória excelsa encontrada somente em Nele.

Cristo não precisa se tornar belo e valioso para poder nos encantar e nós não precisamos fazer qualquer força para enxergá-lo magnificamente. Ele já o é. O que precisamos é vê-lo assim. E tudo mais perderá seu brilho comparado a sua glória. Tudo perderá a força comparado ao seu poder. Tudo perderá o seu sabor comparado ao prazer que ele pode nos proporcionar.

Adsens