PENSE

___________________________
 A Glória De Deus No Ministério E A Sua Felicidade

Por Marcio Gonçalves

____________________________________________________
(Jo. 4.1-34)

Parece que estas duas coisas, seu ministério e sua felicidade, são inimigas. Ou eu sirvo ao ministério para a glória de Deus ou eu sou feliz. Pensamos que são alternativas separadas e que não teremos tempo na vida para os dois. Parece que há uma luta constante entre o dever e o prazer. Se você se identifica com estas afirmações, espero reconciliar em sua mente e coração estas coisas com esta mensagem. Espero que com esta mensagem, o ministério e a sua felicidade façam as pazes.
·         Porque sempre há esta luta entre o ministério e a minha felicidade?
I.                    Os Seus Interesses Buscam A Sua Felicidade. Os Interesses De Deus Buscam A Glória Dele.

     Jesus tem necessidades aqui e tem o interesse de satisfazê-las. (v.6,7). Não há nada de errado em ter o interesse de ser feliz. Não há nada de errado querer suprir suas necessidades. Não há nada de errado desejar ter coisas que lhe de satisfação. Veja. Jesus tem sede, fome e está cansado. Ele senta ao poço pra descansar. Envia os discípulos a cidade pra conseguir comida e pede água a mulher. Mas quando surge a oportunidade de glorificar a Deus e abençoar o próximo, os interesses individuais de Jesus tornam-se secundários.
     Jesus estava mais interessado que os discípulos ministrassem aos samaritanos do que em trazer comida pra ele comer (v.31,32,34).  Por quê?  Por que comida era pra ele. E ministrar aos samaritanos era a vontade do Pai – que é melhor que comida (v.32-34).
     Você percebe que há uma tensão aqui entre a vontade humana e a vontade do Pai?
a)     Quais eram os interesses dos discípulos (v.31)?
b)     Quais se tornaram os interesses de Cristo (v.34)?
c)      Quem parece mais satisfeito?
d)     Qual é o seu interesse?
·         Quando amamos a glória de Deus, a nossa vontade dar lugar a vontade de Deus.
·         Mas isso não é sacrifício, pois nossa alma sabe que encontrará mais felicidade na vontade Dele do que na nossa.


II.               Enquanto Não Você Amar A Glória De Deus, Sempre Haverá Uma Luta Entre O Ministério E Os Interesses Da Sua Felicidade.


     O ministério nem sempre é alegria. Inclui muitas decepções, dores e tristezas. E foi o amor à glória de Deus que me salvou de desistir muitas vezes. Vezes em que fui tentado a desistir do ministério para buscar os interesses da minha felicidade. Mas A felicidade que eu não encontrava no ministério, a Glória de Deus me supriu fartamente.
     Só isso explica Jesus escolher a vontade de Pai no Getsemani no lugar da dele. Ele pede ao Pai que se possível passasse dele o cálice da ira. Isso correspondia a vontade dele de não sofrer as dores inimagináveis que o aguardava. Ele queria ser feliz. Mas em seguida diz: “Entretanto faça a tua vontade”. Isso correspondia a vontade do Pai. Naquele momento a vontade do Pai adquiriu maior valor para Jesus do que o livramento da dor. Como isso é possível?
     Jesus amava a glória do Pai e por isso lhe dava prazer cumprir a Sua vontade, a ponto de escolher a dor no lugar do alívio. Este mesmo amor Cristo quer que tenhamos.
     Como podemos ser feliz no ministério quando sabemos que nos esperam além de muita alegria, também muita decepção, ingratidão, ataques, abandono, solidão, critica? Só uma resposta. Amor a glória de Deus. 
III.           Jesus Está Te Ensinando Que A Tua Felicidade Depende Da Glória De Deus. (V.32,34)

     Então o inimigo da sua felicidade não é o ministério. Muitos são tocados pelo Espírito e ouvem a sua voz chamando para seguir o ministério. Porém quando ouvem este chamado, sentem sua felicidade ameaçada de alguma forma. Olham para a vida de ministério como um ladrão do seu prazer e satisfação.
VOCÊ SÓ NÃO É FELIZ NOS INTERESSES DE DEUS POR QUE AINDA NÃO AMA A GLÓRIA DE DEUS.
     Se Deus é um estranho para o seu coração, sua glória não faz nem cócegas a sua alma. Você não ver valor na glória de Deus e por isso não faz sentido viver a vontade Dele.
     Mas quando este Deus é o seu Pai. O Pai amoroso e que você ama, sua glória é preciosa pra sua alma. É nesta glória que sua alma encontra prazer e felicidade. E por isso fazer sua vontade é um prazer.

IV.           Nossa Maior Dificuldade Em Viver O Ministério Vem De Não Amarmos A Glória De Deus Para Acharmos Satisfação Nela.


    Jesus está dizendo: “O Meu Prazer É Fazer O Que Pai Me Enviou Pra Fazer”.
     Que filho que ama seu pai não sentirá felicidade em fazer sua vontade? Jesus revelou que o desinteresse deles em ministrar aos samaritanos vinha de não terem ainda provado daquela comida (v.32). Ainda não tinham experimentado o prazer que é fazer a vontade do Pai. Isso por que ainda não amavam a glória do Pai.
     Qual era o interesse da mulher (v.15)? Até aqui apenas água. Qual se tornou o interesse da mulher (v.28-29)?  Depois daqui, deixou seu cântaro (representação da sua antiga busca de felicidade supérflua) e desejava servir os que conhecia da cidade (Seu desejo de felicidade individual foi substituída pelo prazer da felicidade coletiva). Quantas pessoas ela abençoou (v.30,39-42)?  
O que você fazer então?

1.        ENTENDA, RECONHEÇA E CONFESSE QUE NÃO AMA A GLÓRIA DE DEUS.
A bíblia diz que todos pecaram e carecem da glória de Deus. Mesmo depois de convertidos, carecemos, não de receber, mas de amar, valorizar e reagir mais a glória de Deus.  Confesse!
2.      PEÇA A DEUS QUE LHE FAÇA AMAR A SUA GLÓRIA PARA VOCÊ ENCONTRAR FELICIDADE NELA.
Não amamos a glória de Deus por nossa própria conta. Precisamos que Deus nos faça amar sua glória. Saulo odiava a Cristo. E numa revelação da sua glória a caminho de Damasco, passou a amar a sua glória a ponto de gastar sua vida por ela. Peça!
3.       CREIA OBEDIENTEMENTE PARA VER EXPERIMENTALMENTE.
Crer é agir de acordo com a verdade revelada. Não é ficar contemplativo ao que entendeu, mas agir de acordo com a verdade. Não devemos ver para crer, mas crer para ver. Obedecer equivale a crer. E experimentar equivale a ver. Assim, obedeça ao chamado do Espírito ao ministério e você encontrará a felicidade que teme perder, pois Deus te dará amor a glória Dele para que encontre prazer em sua vontade.



CRISTO - NOSSO BENDITO INTERCESSOR
(Hb.7.22-27)

22 “Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior.  23 Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício; 24 mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. 25 Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. 26 É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus. 27 Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele o fez uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu.

1.        Temos a tendência de ouvir o que o diabo fala a nosso respeito. O que o pecado fala a nosso respeito. O que o mundo fala a nosso respeito. E temos uma tendência muito fácil de acreditar e se entregar para viver conforme aquilo que ouvimos. Pois aquilo em que acreditarmos, nos tornaremos.
2.      Os nossos pecados não querem apenas que desagrademos a Deus. Ele quer nos dominar. E como ele faz isso? Tentando nos fazer acreditar que não somos de Deus e que devemos viver escravos dele.
3.       Mas há um aspecto de Cristo que é a nossa vitória sobre estas coisas.
4.      Todos conhecemos Jesus como sacrifício, salvador e redentor. Mas conhecemos muito pouco de Cristo como nosso intercessor. E a verdade de que Cristo é nosso intercessor trás maravilhosas implicações:

I.                   NÃO HÁ UM DIA DA SUA VIDA QUE CRISTO NÃO INTERCEDA POR VOCÊ A DEUS PAI. (Hb.7.25)

1.        O autor bíblico está fazendo uma comparação entre os muitos e ineficazes sacerdotes da antiga aliança e o único e perfeito sacerdote da nossa alma – Cristo.
2.      Enquanto a intercessão daqueles era ineficaz por ser constantemente interrompida pelas suas mortes e falhas, a intercessão de Cristo e ininterrupta, ”pois vive sempre para interceder por eles.
3.       Cristo morreu e ressuscitou para sempre e é nosso sacerdote e intercessor para sempre.
4.      Por isso Paulo diz em Rm.8.34
Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
5.      Pedro experimentou isso certa ocasião. Ele disse que não negaria Cristo ainda que tivesse que morrer por isso. Jesus diz a Pedro que ele o negaria três vezes. Pedro insistiu em sua autoconfiança. Jesus então revela que satanás havia pedido para aniquilar a fé de Pedro, mas em seguida diz: “Eu, entretanto orei ao Pai para que a sua fé não fosse destruída e você não se perdesse”.
6.      Ó querido! É Cristo quem nos mantem de pé. Ele, somente ele, ao interceder por nós. 
7.      Não só quando você está bem espiritualmente, mas principalmente quando mais precisa e é fraco para pecar, lembre-se: Neste exato momento, Cristo está intercedendo por você.

II.                UM SACERDOTE DEFINITIVO É A GARANTIA DE UMA SALVAÇÃO DEFINITIVA. (Hb.7.23-25)
1.        A permanência da nossa salvação é sustentada pela permanente intercessão de Jesus.
2.      Se a permanência da nossa salvação dependesse da nossa estabilidade ou performance espiritual, então nossa salvação não poderia ser permanente, nem certa, nem definitiva; mas instável, ocasional, e duvidosa.
3.       Mas Cristo, diferente de todos os demais sacerdotes, venceu a morte e manteve o seu ofício de intercessor para sempre em seu favor.
4.      Assim, um sacerdote definitivo é a garantia de uma salvação definitiva.

III.             A INTERECESSÃO DE JESUS POR VOCÊ AO PAI É A SEGURANÇA DA SUA SALVAÇÃO. “salvar definitivamente” (v.25).
1.        Isso tudo que estou dizendo, não significa, nem que você deva entregar ao pecado, nem que você não deva ir a Deus quando peca.
2.      João disse: “Digo-vos estas coisas (não para que pequeis mas...) para que não pequeis. Se porém pecarem, Temos um advogado (intercessor bendito). Jesus Cristo o (único) justo. Ele é o a propiciação (aquele que desvia a ira de Deus de nós contra ele mesmo) dos nosso pecados.” (1Jo.2.1,2)
3.       Significa sim que ao praticá-lo ou encontrar pecado no seu coração, deves ir pedir perdão a Deus! Mas não com medo da condenação e sim confiante no bendito intercessor que estará ao lado do Pai nesta ora.
4.      A nossa religiosidade insistente nos faz afastarmos de Deus quando pecamos, ao invés de nos aproximar Dele como diz o v.25. Fazemos isso ou por vergonha ou medo. Então tentamos resolver nossos pecados primeiro longe de Deus para nos apresentarmos a ele sem pecado.
5.      Noutras palavras tentamos nos purificar dos nossos pecados nós mesmos ao invés de ir a Cristo para nos purificar dos nossos pecados. Todos que estão lendo estão sermão sabem como sempre fracassam agindo assim. Pois a palavra de Deus é verdadeira e não pode mentir. É Cristo que nos purifica dos nossos pecados. Não nós nem ninguém, nem nada. Só Cristo.
6.      Esta atitude é uma negação do ofício de Cristo. É dizer a Cristo: obrigado por morrer por meus pecados, mas eu consigo resolvê-los eu mesmo. Quem pode ter segurança da salvação pensando assim?
7.      A religiosidade insistente em nosso coração, nos leva a acreditar que a nossa salvação não é definitiva e sim dependente da nossa condição espiritual atual. Pensamos assim por que acreditamos que a salvação depende de nós e como não somos firmes e estáveis.
8.      Mas crer que Cristo vive a interceder por nós e fará isso pra sempre, nos dá a certeza de que fomos salvos definitivamente por seu sangue.

Mas você pode pensar: Será que aprender sobre isso não nos fará relaxar com nossos pecados? Saiba que o plano de Deus para salvar seus eleitos NÃO VAI FALHAR! E acredito ter sido por isso que Jesus deixou registrado uma das suas intercessões a nosso favor.

IV.             PARA TE DÁ CONFIANÇA NELE, DEUS DEIXOU REVELADO NA PALAVRA AS COISAS QUE CRISTO FALA A SEU RESPEITO. (JO.17.)
Peço que você leia os versos, tomando-os para você. Leia-os na primeira pessoa. Repita-os a sua alma. Pregue para ela em voz alta se for possível, as verdades que Jesus fala ao Pai a seu respeito. 

10 COISAS QUE CRISTO FALA A SEU RESPEITO PARA DEUS O PAI (Jo.17)

1)                   Somos a herança do Pai ao Filho (v.6)
2)                 Recebemos do Pai as mesmas palavras dadas ao Filho (v.8)
3)                  A mesma alegria do Filho (v.13)
4)                 Somos do céu como o Filho é do céu (v.14,16)
5)                 Recebemos a mesma missão do Filho (v.18)
6)                 Seremos um com o Pai assim como o Filho é (v.21).
7)                 Recebemos a mesma glória que o Pai deu ao Filho (v.22)
8)                 Amados pelo Pai como O Pai ama o Filho. (v.23)
9)                 Veremos a Glória dada do Pai ao Filho (v.24)
10)              O amor do Pai pelo Filho estará em nós plenamente (v.26).
Estas verdades preciosas devem ser mais que suficientes para você vencer as ofertas dos prazeres passageiros. Estas verdades eternas devem transformar seu presente.
Por isso Eu quero terminar com uma exortação prática baseado em Hebreus 4:14
 “ Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão”.
Este texto está dizendo aquilo que esta mensagem objetivou:
Já que agora você tem certeza e confiança de que possui como sumo sacerdote o Filho de Deus, que penetrou aos céus... conserve a confissão da sua salvação FIRME! Não oscile em sua fé a respeito da salvação de Deus. Não deixe nada demover sua confissão. Diga confiantemente e com ousadia estas coisas a sua alma. Diga-as às suas tentações. Quando seus pecados vierem zombar da sua salvação em Cristo, zombe da tentação e do pecado esfregando o sangue de Jesus, o bendito sacerdote na cara deles.


Deus lhe abençoe muito!
REFORME-SE OU SEJA DEFORMADO - (Rm.12.1,2)

     No mês de outubro, foi comemorado 496 anos da reforma protestante. A reforma marcou a divisão entre igrejas católicas e igrejas evangélicas. Evangélicos se gabam de serem protestantes, mas não são reformados. Mas mensagem da Reforma é que a igreja precisa está sempre se reformando.
Ou sua mente está sendo renovada pela palavra de Deus, ou o mundo está moldando sua mente para pensar como uma pessoa natural.
Não há neutralidade nestas coisas! O N.T. insiste nisso (Ef.4.22-24; Cl.3.5,9,10). O que Paulo está dizendo em Rm.12.1,2 é isso:
"Não deixe o mundo te deformar, te dar forma. Transforme-se!".

I.                    QUE FORMA É ESTA QUE O MUNDO QUE TE MOLDAR?

Gl 1.4 "que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai".
Você tem três inimigos: O diabo, o mundo e a carne.
1.        O Mundo é o meio do viver natural contrário a vontade de Deus.
Deus planejou um jeito de você viver. O sistema mundano oferece outro oposto.
2.       A carne: são seus desejos naturais contrários aos desejos espirituais.
3.       Satanás usa o mundo (independente de Deus) pra estimular seus desejos carnais (carne). (Ef.2.2,3).
O sistema mundano está continuamente te apresentando uma forma de viver independente de Deus.
O mundo te escraviza pelas paixões (Tt.3.3).
Esta é a forma que o mundo trabalha continuamente pra te dar.


II.                 COMO O MUNDO ME DEFORMA?

1.        Usando todos os meios de comunicação possível pra saturar sua mente.
Programas de TV. Internet. Educação. Tendências. Política e religião.
O mundo te oferecer uma forma de pensar, pra moldar em você uma forma de viver.
ATENÇÃO! Isso acontece lentamente ao longo dos anos. Tudo isso é um meio de deformar você (te dar forma).
     Deus te deu a mente de Cristo (seus pensamentos e desejos santos). O mundo quer deformar seus pensamentos, pra deformar seus desejos, e deformar sua vida inteira, até que seu prazer em Deus e coisas espirituais sequem.


III.               COMO NÃO DEIXAR O MUNDO ME DEFORMAR?

1.        Você não evita ser deformado pelo mundo, saindo dele, mas tendo sua mente constantemente renovada pela Palavra. (Rm.12.2).
a)      A palavra é como uma bolsa d´água, que um viajante a todo o momento usa, pra manter seus pés limpos da caminhada. Mas antes de lavar seus pés, ela lava sua mente. Como Jesus fez (Jo.13).
b)     O mundo age para deformar sua mente e matar sua fé em Deus. Ele age para tornar você uma pessoa natural.
Mas o regenerado não é uma pessoa natural... mas espiritual. (1Co.1.9-16).
E o que lhe dá a alma encanto por Jesus e para coisas espirituais é a PALAVRA.


  1. IV.               O QUE FAZER QUANDO ME ENCONTRO COM A MENTE DEFORMADA PELO MUNDO


O que fazer quando meus pensamentos são frequentemente naturais e não espirituais? 
Você precisa se transformar renovando a sua mente.
A deformação do mundo fará você buscar satisfação na sua vontade e não na vontade de Deus.
Mas a renovação da mente realinha seu coração para que sua vontade se renda a perfeita, boa e satisfatória vontade de Deus. (Rm.12.2).
Pela renovação da mente, sua alma encontra mais prazer na vontade de Deus do que na própria vontade.
Significa que a sua melhor vontade pessoal, não se compara a satisfação que você pode encontrar na vontade de Deus.

Cristo Jesus estava no Getsemani diante desta situação.

Ele lutava entre a sua vontade e a vontade de Deus.
Quando ele orou: "passe de mim este cálice", pensava na própria vontade .
Quando ele orou: "todavia seja feita a tua vontade", ele estava crendo numa vontade melhor - a de Deus.
Sua vontade não era ruim. Mas a de Deus era melhor.
Jesus vivia aqui, mas nunca deixou o mundo deformá-lo. (Jo.17)
Ele vivia o tempo todo renovando sua mente humana com a palavra de Deus.
Cada vez que Cristo falava ele citava as Escrituras.
E Jesus que disse: Jo.17.14 "Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, o pois eles não são do mundo, como eu também não sou".
Jesus disse que nos protegeria no mundo. (Jo.17.11)
Jesus orou para que tivéssemos a mesma alegria que ele teve ao escolher a vontade do Pai. (v.13). 
Jesus não orou pra sermos tirado do mundo, mas protegidos nele (v.15).
Jesus reforça dizendo que, como Ele, não somos do mundo. (v.16)
E em seguida pede ao Pai que nos santifique. Como? Com as verdades eternas. Estas verdades são a Palavra (v.17).

Você sabe o que está fazendo quando se dedica ao estudo da palavra de Deus? Você está se reformando para não de deformar pelo mundo.
Deus está santificando você pela palavra.


Adsens