PENSE

ALEGRIA DA SALVAÇÃO E ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO

(Sl.51.8; Rm.15.13)
Pentecostais acreditam e ensinam que a salvação é uma experiência menos impactante do que a experiência de ser batizado no/com Espírito Santo. Isso por que para a tradição pentecostal, são sempre experiências distintas.
Mas será que ter uma experiência com o Espírito Santo poder ser mais impactante e transformador que ser salvo por Deus?
Não deveríamos colocar o Espírito de Deus e a pessoa de Deus em combate aqui. Ora. O Papel do Espírito é glorificar o Filho na obra da salvação realizado pelo Pai. A partir disso deveria ficar claro para nós que qualquer ação do Espírito Santo terá como alvo, tornar real e vívido a obra da salvação para a alegria dos homens e a glória de Deus.
Há milhares de crentes salvos que não receberam em sua alma a inundação de alegria pela salvação. Por que eu não sei. Mas estou convencido de que um dos papéis mais importantes dos pastores na igreja é ajudar os fiés a experimentar esta alegria pela revelação da palavra. Pois Deus recebe glória em nos salvar exatamente quando nos alegramos Nele pela salvação.
É como a alegria sorridente de um filho que recebe um presente que tanto deseja e valoriza.
O sacrifício de um pai em comprar um presente caro para o filho que ama, não será honrado se o filho não se alegra ao receber o presente. Parece que todo sacrifício perde o valor e o presente também.
O presente que Deus nos deu é de valor incalculável. Mas não enxergamos isso. Senão pela revelação do evangelho nas Escrituras Sagradas.
Assim qualquer experiência com o Espírito Santo que tenhamos, deve trazer mais viva alegria pelo dom da salvação em Deus. Se isso não for assim, eu não quero. É falso ou no mínimo ingênuo. Não estou enxergando o que Deus realmente está apontando.
O Espírito Santo é aquele que aplica a salvação realizada pelo Pai e conquistada pelo Filho. Por isso avivamento deve ser antes de tudo uma alegria pela salvação de Deus transbordando alegremente em atitudes carregadas de afetos calorosos e honrosos a Deus.

A GLÓRIA DE SOFRER COM ALEGRIA

(Parte 1)


Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. (Mt.5.11)

Há uma abismal diferença entre sofrer com tristeza e sofrer com alegria por Cristo. Sua vida seria menos sofrida se você seguisse a Jesus ? Provavelmente. Mas quem sofre por seguir Jesus, precisa encontrar alegria Nele no sofrimento. Pois sofrer por Jesus com alegria, mostra seu valor supremo.
A tristeza é a prova da natural insatisfação. E a alegria o seu oposto. Quem sofre por Jesus com tristeza, mostra-se insatisfeito, incompleto. O que realmente queria no momento é, não ter a Cristo, mas aquilo que seu sofrimento está roubando.  Porém, quem sofre por Jesus com alegria, honra supremamente a Jesus, pois mostra-se maravilhosamente satisfeito Nele. Está completo, saciado.
Aquilo que Jesus é para sua alma é que vai determinar isso. Se Ele não é melhor que as coisas deste mundo, seu sofrimento por Jesus será triste. Você está dizendo: Jesus. Eu te sigo e sofro por isso. Mas o que eu queria mesmo é ter isso que o sofrimento está me roubando. Se porém Jesus é muito maior que as coisas deste mundo, seu sofrimento por Ele é alegre. Você está dizendo: Jesus. Eu te sigo. E sofro por isso. Mas faço isso com satisfação. Por que o que eu quero e preciso, já tenho. E é melhor do que qualquer coisa que o sofrimento tenta roubar. És Tu. 



QUANDO COISAS BOAS SE TORNAM RUINS

Mt.10.37 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
Preste atenção no que Jesus está dizendo aqui. Ele fala isso quando vê uma multidão o seguindo. Mas percebia que não havia raízes naquelas pessoas. E queria que eles se certificassem disso, pois Ele mesmo já conhecia os corações.
Cristo é honesto e não quer que ninguém se iluda consigo mesmo e com o que significa segui-lo.
Por isso repito: PRESTE ATENÇÃO NO QUE JESUS ESTÁ DIZENDO AQUI.
Quem não me valoriza supremamente, não merece me ter.
Ele está dizendo pra mim e pra você. Quem não vê valor em mim, não pode me ter. Não é digno de me ter. Só serei dado a quem me valorizar mais que tudo, pois é isso que sou. Mais valioso que tudo.
COMO VALORIZAMOS JESUS?
Pelos menos de duas formas:
a)      Quando tê-lo é mais desejável que tudo
b)     Quando não tê-lo é mais desesperador que tudo.
Quando Cristo é mais valorizado por minha alma como bem supremo, Ele de fato supre todas as necessidades das coisas que perco ou que não tenho mas desejo.
É exatamente assim que Cristo se torna realmente remédio para tudo em minha alma. Minhas necessidades, ansiedades, preocupações, medo, tristezas são vencidas por que Cristo realmente á mais valioso que tudo e por isso supre todos os meus anseios.
O meu comportamento diante das coisas boas, quando as desejo muito e não as tenho, ou quando as perco, revela muito o valor que Cristo realmente tem em meu coração.
Desta forma coisas boas se tornam coisas ruins quando tem pra minha alma mais valor que Cristo. Quando me traz mais alegria, segurança, significância, paz que Cristo promete.
Se tenho Cristo e não tenho paz, alegria, suficiência, significância, e se quero as coisas para ter paz, alegria, suficiência e significância, ora, quem é mais valioso pra minha alma?
Aquilo que gera mais impacto na minha alma e que exerce maior influencia sobre ela é aquilo que ela vê com maior valor pra ela.
Isso é assustador. Pois Cristo aqui não fala de coisas ruins, mas de coisas boas. Meus pais, irmãos, meus filhos. Meu Deus!!! Quem poderá escapar destas coisas?
Jesus não está desprezando o valor que nossa família tem pra nós. Ele não é insensato de subtrair valor daquilo que é valioso. E é exatamente por isso Ele não quer que desprezemos o valor que ele tem – que é supremo e infinito.
Mas minha palavra aqui embora o título sugira esta direção não é enfatizar o aspecto negativo e sim positivo de valorizar a Cristo.
O objetivo é levá-lo a refletir o quanto Cristo é precioso (Ele não colocaria toda a minha família na minha balança de valores se não fosse) e te chamar a se unir a mim em arrependimento, contrição e confissão por ver tão pouco valor naquele que é a soma de todas as belezas.
Mas também em sentir a brisa da esperança alegre entretanto, que nasce no  coração em pensar na possibilidade de ter este que é tão valioso. E isso gratuitamente. Ele não pede de nós ouro ou prata, mas reconhecimento da verdade e encantamento com ela.  

“Não merecemos ter aquilo que não damos valor.”

BREVE RESUMO DAS AULAS DA ESCOLA DE MINISTÉRIO




  • AULA 01  - JUSTIFICAÇÃO E SANTIFICAÇÃO (a FONTE DA SANTIFICAÇÃO)

A fé de que fomos aceitos por Deus ao custo de Cristo sendo ainda inimigos gera poder infinito para obediência em eterna gratidão. Desta forma a fé na justificação nos leva a santificação.

  • AULA 02  - FILHOS COM MENTALIDADE DE ESCRAVOS (RELACIONAMENTO ÍNTIMO COM ABA)
A fé de que sendo nós criaturas condenadas, fomos adotados por Deus e agora tratados como filhos ao custo de Cristo ser rejeitado como filho e tratado como criatura condenada, nos dá segurança do amor paterno de Deus e nos estimula a desejarmos relacionamento com Ele.

  • AULA 03 – SINAIS DE REGENERAÇÃO (NO QUE SOMOS DIFERENTES DOS ÍMPIOS)
A fé que Deus nos recriou pelo Espírito Santo colocando vida espiritual em nós para que pudéssemos amá-lo e desejá-lo arranca de nós qualquer orgulho e nos faz sermos gratos a Deus por nos dá nova vida no pensar, sentir e agir.

  • AULA 04  - ÍDOLOS DO CORAÇÃO (TRATANDO O PECADO DE VERDADE)
Todos os nossos pecados são forma do nosso coração tentar substituir Cristo como suficiente e potencial salvador da nossa alma. Por não estarmos totalmente satisfeitos em Cristo em todas as áreas, ali levantaremos um ídolo (substituto) para encontrarmos satisfação. A única forma eficaz de lidar com nossos pecados é identificá-los, confessá-los e derrubá-los com o evangelho.

  • AULA 05 – ESQUECIMENTO DA ALMA (ALINHANDO-SE E MANTENDO-SE NO CAMINHO DO EVANGELHO)
A verdade central do evangelho pode ser lembrado pela mente mas facilmente esquecido pela alma. Cabe ao crente pelo devocional constantemente lembrar a alma para realinhar-se ao evangelho.
  • AULA 06 – 04 PRINCÍPIOS NA PREGAÇÃO (COMO TRANSFORMAR SEUS OUVINTES)
Pregações morais produzem crentes moralistas e não maduros no evangelho. Haverá informação mas não transformação. Cabe ao pregador ajudar a igreja paulatinamente viver o evangelho crescendo na graça.

  • AULA 07 – VER CRISTO NAS ESCRITURAS (ABRINDO A FONTE DOS TESOUROS)
Dizer que Cristo é nosso suficiente salvador, significa dizer que ele serve para tudo aquilo que precisamos. Ele é o autor e consumador da nossa fé. A bíblia vai nos apresentar ele como o diamante de beleza e glória, onde em todas as faces ele se mostra suficientemente encantador. Cada parte das Escrituras se propõe a nos revelar Ele. Ela é a revelação de Cristo. Nossa alma é dinamizada e nosso estudo das escrituras ganha vida.

  • AULA 08 – ESTUDO CORRETO E EFICAZ DA BÍBLIA. O QUE CRER E O QUE FAZER (RESOLVENDO OS PROBLEMAS COM O EVANGELHO)
Não conseguimos fazer o que a bíblia manda enquanto não crermos no que ela revela ter Cristo feito por nós. Sem a revelação da graça manifestada não há poder para obediência. E por isso a bíblia se torna um pesado e insuportável livro de regras ao invés de ser para nosso coração um manual de gratidão.

  • AULA 09 – DINÂMICA DA GRAÇA (APROFUNDANDO NO AMOR E NA SANTIDADE DE DEUS)
Há três verdades que unidas produzem um poder que inexiste quando separadas. A santidade de Deus, a pecaminosidade humana, e o amor divino. A santidade de Deus faz todo homem condenado diante Dele. Mas seu amor faz daquele que crer aceito da cruz. Nestas verdades devem está refletidas o custo da nossa aceitação – a morte de Cristo o filho santo de Deus. A fé de que por causa do amor de Deus Seu santo e inocente Filho Jesus foi sacrificado por nós pecadores culpados, estraçalha nossa alma de constrangimento, gerando um poder proveniente de dois poderosos sentimentos ou virtudes – humildade e segurança. Estes dois geram mais dois – força e alegria.

  • AULA 10 – AS OBRAS PELO EVANGELHO (VIVENDO PARA AGRADAR A DEUS E ABENÇOAR O PRÓXIMO)
Deus nos salvou com propósito: A glória Dele e o bem do próximo. Um propósito nunca se desvencilha do outro. Quando Deus é glorificado a criação é abençoada e quando a criação é abençoada Deus é glorificado. Ao nos salvar Deus deu-nos a missão de sermos perseguidores deste propósito duplo. A isso a bíblia chama de boas obras. Se estas obras fossem feitas como meio de obter aceitação divina, roubaria do seu propósito a glória de Deus, e isso acontecendo a criação também deixa de ser abençoada. A igreja precisa entender e viver esta missão.


*(CADA AULA TEM CERCA DE 6 HORAS)

A BENDITA LOUCURA DE DEUS

1Co.1.18“Por que a mensagem da cruz é loucura para os que perecem, mas para os salvos é poder de Deus.“ 21  Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.

     Paulo divide a humanidade em dois grupos: Judeus e gentios ((v.22).

Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria

Ou religiosos e irreligiosos. No v.21 ele fala da criação e da cruz.
     A criação e a cruz foram duas formas de Deus revelar Sua Glória aos homens. A Criação revela Deus pela sua sabedoria e poder. A Cruz revela Deus pela sua loucura e fraqueza.
     Deus primeiro se revela ao homem através da criação. Não há nada mais sábio e maravilhoso que a criação de Deus. É impossível olharmos para a natureza e não nos encantarmos com a glória e sabedoria de Deus na criação.      Mas o homem não crer em Deus assim.

1Co.1.21 “ Visto como, na sabedoria de Deus (Criação), o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria,”

Rm.1.18 “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; 19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20  Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 21  porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.22  Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos.”


Então Deus revela sua glória de forma louca na cruz 
“aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação”. (Cruz).(v.21)

     Aquele que não crer no que Deus fez sacrificar Seu na cruz, acha loucura pensar ter Ele feito isso. “Se Deus existe, Ele nunca faria uma coisa desta”.
     Aqueles que não crêem na loucura de Deus, estão perecendo. Mas aqueles que crêem na loucura de Deus, são salvos. v.18.

“Por que a mensagem da cruz é loucura para os que perecem, mas para os salvos é poder de Deus.“

A resposta para a expectativa tanto dos gentios quanto judeus, foi Cristo crucificado.
A resposta divina contrariou a ambos porque:
A)      Não coincidiu com a noção de poder que os judeus tinham. (Cristo veio em fraqueza).
B)       Não coincidiu com a noção de sabedoria dos gregos. (Lógica orgulhosa)
Por isso a mensagem da cruz foi...

I.      TROPEÇO PARA OS JUDEUS

Ora. Que é tropeço para um judeu? Qualquer coisa que coloque a lei de fora, como forma de salvação. Para um judeu (crente), ser salvo sem a lei é um absurdo.

Romanos 3:21  Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
Rm.1.16 “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; 17  visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

A mensagem da cruz também é...

II.      LOUCURA PARA OS GREGOS

     O que é loucura para um gentio/grego. (não crente). Que um Deus morra pelos pecadores. (não precisa morrer, basta salvar). Morrer é doidera.

A salvação é crer na loucura de Deus.
·       O criador servindo a criatura.
·       O divino oferecendo sacrifício pelo piedoso.
·       O onipotente sofrendo pelos fracos.
·       O santo pagando pelos erros dos pecadores.
·       O eterno recebendo morte eterna para que os mortais tivessem a eternidade.

A MENSAGEM DA CRUZ É LOUCURA E PODER QUE SALVA AQUELE QUE CRER

Você crer nestas loucuras? Você crer nestes escândalos? Elas são a tua salvação se você crer.
(Para quem não crer, tais coisas são como tropeço e loucura). Mas para quem crer nestas coisas, isso é o poder de Deus!

O QUE NÃO É O EVANGELHO?

   

  • EU ME TORNO SALVO ACRESCENTANDO MINHAS OBRAS A OBRA DE CRISTO
  • EU ME TORNO SALVO CRISTO ACRESCENTANDO NAS MINHAS OBRAS AS SUAS OBRAS
  • EU ME TORNO SALVO ATRAVÉS DAS MINHAS OBRAS 
  • EU ME MANTENHO SALVO ATRAVÉS DAS MINHAS OBRAS

Adsens